Cosme e Damião

A A
FESTA DE SÃO COSME E SÃO DAMIÃO, OS GÊMEOS SANTOS MÉDICOS E MÁRTIRES CATÓLICOS
Publicado em: 27/09/2021 - 16:00
Créditos: Redação

FESTA DOS SANTOS MÁRTIRES CATÓLICOS COSME E DAMIÃO

No último dia 26 de setembro a Festa dos Santos Mártires Católicos Cosme e Damião, que são Co-Padroeiros da Igreja de São Vito Mártir, no bairro do Brás. Esta devoção chegou junto com os imigrantes italianos que vieram da cidade de Polignano A’Mare.

A festa dos Santos Mártires Católicos Cosme e Damião começou com o Tríduo de Oração dos os dias 23 à 25/09 com celebração da Santa Missa sempre às 19h. Ainda no sábado, 25, das 10 às 16h a comunidade pode saborear comidas típicas como Ficazella, Guimirella, Ficazza, doces e também o Bolo dos Santos Médicos, que, segundo a história, os gêmeos médicos, não aceitavam nenhum pagamento por seus serviços e que curavam os enfermos, não só com seu saber, mas através de milagres propiciados por suas orações.

O encerramento da festa, foi no domingo, 26, às 9h30 com a Santa Missa presidida pelo Vigário Paroquial, Padre Carlos André Romualdo que, ao final, saiu com o povo em Procissão pelas ruas do bairro e concluiu dando a benção com as relíquias dos Santos Médicos.

Informações e fotos: Pascom Paroquial