CORPUS CHRISTI 2020 NA REGIÃO SÉ

A A
AS CELEBRAÇÕES DE CORPUS CHRISTI NA REGIÃO SÉ
Publicado em: 15/06/2020 - 17:15
Créditos: Redação

AS CELEBRAÇÕES DE CORPUS CHRISTI NA REGIÃO SÉ

Ainda em razão do isolamento social, por conta da pandemia do coronavírus, na Arquidiocese de São Paulo, as Paróquias seguiram as orientações do Cardeal Dom Odilo Scherer para as celebrações da Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, no dia 11 de junho, “dia Corpus Christi” e ainda não puderam celebrar com a presença física dos fiéis, mas todas celebraram com muita emoção e intensidade durante todo o dia. Cada uma em horários específicos e transmitindo ao vivo via Tv’s Católicas, rede sociais como facebook, instagram, youtube.

Pela Rede Vida, a Paróquia Assunção de Nossa Senhora, no setor pastoral Cerqueira César fez a transmissão da Missa a partir das 18h30 do dia 11 e a Solenidade de Corpus Christi foi presidida pelo Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Scherer e concelebrada por Dom Jorge Pierozan, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Vigário Episcopal para a Região Sant’Anna, pelo Pároco da Paroquia, Pe. Juarez Pedro de Castro e pelo Pe. Maércio Ângelo Pissinatti Filho, secretário do Cardeal.

Para esta celebração, como não se podia fazer a procissão tradicional de Corpus Christi sobre os tapetes enfeitados, a comunidade fez a doação de cobertores que foram expostos nos bancos da igreja e depois serão distribuídos aos mais necessitados durante o inverno e ao final da celebração fez-se uma breve adoração ao Santíssimo Sacramento na porta frontal da igreja.

Já o Pe. Lorenzo Nacheli, Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Casaluce e Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida dos Ferroviários, ambas no setor Brás, levou o Santíssimo em procissão pela região das duas paróquias. O percurso, feito em carro fechado e transmitido ao vivo pelo Facebook, partiu às 11h do Arsenal da Esperança e, além do entorno das paróquias, passou pelos hospitais Salvalus e Santa Maggiore, com momento de oração especial pelos doentes e profissionais da saúde. O trajeto pelas ruas do Brás e da Mooca foi de aproximadamente 1 hora e acompanhado por orações e músicas.

Na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no Setor Perdizes, o Pároco Frei Jair Roberto Pasquali, saiu com o carro de som às 10h, em procissão pelas ruas do bairro do Sumaré, levando Jesus Eucarístico e abençoando toda comunidade. Também foi um momento de muita fé, emoção e alegria, testemunhadas por pessoas que se prepararam para este momento tão significativo. À noite, às 18h30, realizou-se a Celebração de Corpus Christi com a presença de pessoas que representavam ali, a liturgia, o coral, alguns ministros da Eucaristia, a equipe de filmagem para a transmissão ao vivo pelo Facebook do Santuário. Muitas pessoas puderam acompanhar de seus lares a santa missa e vivenciar esse momento tão especial. Foi uma celebração que trouxe muita paz, fé, amor e esperança para todos nós. E no final da missa a Adoração do Santíssimo, com muito respeito e devoção.

Nas palavras do Frei Jair “É justamente num pedaço de pão que Jesus quis eternizar-se na Igreja e na humanidade. Ele veio para dar-se a si mesmo. O pão oferecido contém sua própria entrega: seu corpo é “corpo entregue”, seu sangue é “sangue derramado”.

E na Paróquia São Joaquim, no Cambuci, às 10 h, a Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo foi celebrada pelo Pároco, Pe. José Donizeti Coelho, também sem a presença dos fiéis, mas transmitida ao vivo pelo facebook da Paróquia. Com muita emoção, nas palavras durante a homilia o Pe. Donizeti, destacou “como o maior presente que Jesus nos deu para estarmos com Ele e para redenção dos nossos pecados” e, saindo “a pé” com o Santíssimo Sacramento, logo após a celebração no entorno da Paróquia, as poucas pessoas que estavam nas ruas, muito emocionadas, ajoelhavam-se diante do Santíssimo. E retornando à igreja repleta com as fotos dos fiéis nos bancos, o Pe. Donizeti fez a adoração e deu a benção final e em suas palavras: “Que todos sintam-se abraçados por mim e eu por vocês, só peço um gesto concreto ‘alimentos para os que precisamos ajudar, é tudo que eu preciso’.

Informações e fotos: PASCOM e facebook das Paróquias

Para assistir ao vídeo da Paróquia São Joaquim "saída com o Santíssimo Sacramento pelo Pároco, Pe. José Donizeti Coelho - clique aqui

Paróquia Assunção de Nossa Senhora, no setor pastoral Cerqueira César