Com Dom Eduardo, Pastoral da Moradia organiza atividades do ano

A A
Dom Eduardo Vieira dos Santos, com os participantes da primeira reunião do ano da Pastoral da Moradia da Arquidiocese
Publicado em: 27/03/2019 - 14:15
Créditos: Redação

Com representantes de diferentes regiões episcopais, sob o estímulo de Dom Eduardo Vieira dos Santos, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Sé, e do Frei Agostinho da Grande Mãe de Deus, da Missão Eucarística Voz dos Pobres, a Pastoral da Moradia da Arquidiocese de São Paulo realizou, no sábado, 23, sua primeira reunião de 2019.

A atividade aconteceu no reabilitado Edifício Nazareth, na Praça da Sé, número 47, na Casa de Maria, espaço da Missão Belém, que realiza trabalho social e pastoral com a população em situação de rua em São Paulo.

Em 2018, após o grave incêndio e desabamento do Edifício Wilton Paes de Almeida, no Largo Paissandu, que deixou dezenas de vítimas e oito mortos, participantes do Movimento de Moradia, atuantes nas pastorais sociais, incentivados pelo Frei Agostinho e Dom Eduardo, resolveram retomar a articulação e as atividades da Pastoral da Moradia da Arquidiocese, que estavam paralisadas havia alguns anos.

Nessa primeira reunião, o professor Simão Pedro Chiovetti, da PUC-SP, realizou uma análise de conjuntura sobre os problemas sociais recentes. Ele se dispôs a assessorar de forma permanente a Pastoral da Moradia.

Outro objetivo desse encontro foi definir algumas linhas iniciais de atuação Pastoral no âmbito do sínodo arquidiocesano. Para isso, a Comissão Operativa da Pastoral irá elaborar uma Carta de Orientação a respeito do sínodo.

Também se falou sobre as dimensões de atuação da Pastoral da Moradia, como a presença e a visita a comunidades, movimentos, favelas, cortiços, mutirões; a busca e a aproximação da Pastoral com a juventude; a dimensão da comunicação; o diálogo permanente sobre a questão da moradia com as outras pastorais da Arquidiocese e comunidades paroquiais; o apoio à mobilização das pessoas que lutam por moradia; o anúncio do Evangelho aos pobres e a denúncia das desigualdades na cidade.

A Comissão Operativa da Pastoral deverá reunir-se para sistematizar os encaminhamentos dessa primeira reunião e articular o calendário de reuniões de 2019.