CF 2015: serviço, diálogo e cooperação da Igreja com a sociedade

A A
<p>Região Sé tem&nbsp;primeira reunião com a presença de Dom Eduardo Vieira dos Santos, bispo Auxiliar da Arquidiocese, como vigário episcopal para a Região.</p>
Publicado em: 10/03/2015 - 07:45
Créditos: Edição nº 3041 do Jornal O SÃO PAULO – página 21

O clero atuante na Região Episcopal Sé teve sua primeira reunião de 2015 na quinta-feira, 26 de fevereiro, na Paróquia São Paulo da Cruz (Igreja do Calvário), em Pinheiros, na zona oeste. Essa foi a primeira reunião com a presença de Dom Eduardo Vieira dos Santos, bispo Auxiliar da Arquidiocese, como vigário episcopal para a Região. O encontro teve como tema principal a Campanha da Fraternidade 2015 (CF 2015), cujo tema é “Fraternidade: Igreja e Sociedade”.


Já no início da reunião, Dom Eduardo agradeceu novamente a acolhida dos padres na Região. “Depois da ordenação episcopal, tive a oportunidade de me encontrar com vários padres. Porém, ainda não consegui cumprimentar a todos. Compartilho minha alegria de estar aqui com vocês para juntos trabalharmos”, disse, reforçando que conta com a oração, apoio e a amizade de cada sacerdote.

A assessoria do tema ficou a cargo do Padre Manuel da Conceição Quinta, sacerdote Paulino e assistente eclesiástico para a CF na Arquidiocese, que apresentou a estrutura do texto-base da Campanha, em especial a terceira parte, que fala sobre “Igreja e sociedade: serviço, diálogo e cooperação”.

“A Igreja atua em tudo o que eleva a dignidade humana, consolida a coesão social e confere sentido mais profundo à atividade humana. A Igreja pensa que pode ajudar muito a tornar mais humana a família humana e a sua história. O cristão, que descuida de seus deveres temporais, falta aos seus deveres para com o próximo”, destacou.

O padre que acolheu a reunião, Rogério de Lima Mendes, pároco da Igreja do Calvário, apresentou um pouco da Paróquia, que em 2014 celebrou 75 anos de criação. “Como lugar de celebração e de presença dos religiosos Passionistas, já estamos aqui há mais de cem anos”, disse. Entre os projetos sociais desenvolvidos pela Paróquia, Padre Rogério destacou a fazenda de acolhimento a dependentes químicos, fundada há dois anos. “Essa fazenda atualmente tem 30 internos e se tornou uma referência no tratamento de dependência química”, explicou.

Também um grupo de crianças assistidas por outra obra social da Paróquia fez uma apresentação musical de acolhida aos padres no encontro, que foi concluído com um almoço de confraternização servido pela comunidade.

Fernando Geronazzo

Tags