VIVENDO EM FAMÍLIA A VERDADEIRA PÁSCOA

A A
Fique em casa e celebre de maneira especial nesta Semana Santa. Confira a relação em anexo os horáios online de sua Paróquia)
Publicado em: 03/04/2020 - 10:15
Créditos: Redação

Conforme palavras de Dom Odilo, Arcebispo Metropolitano de São Paulo em divulgação publicada pelo Jornal "O São Paulo" em edição do dia 01/04/2020 (Fonte: http://arquisp.org.br/arcebispo/sera-uma-pascoa-diferente):

"...Agora estamos de quarentena e suspendemos, até nova decisão, as missas e outros atos religiosos e comunitários com a presença do povo...não significa que a nossa Igreja tenha entrado “em quarentena” ou abandonado o povo, justamente quando ele mais necessita. Agora podemos compreender melhor o que é a Igreja: não é somente o templo, onde nos reunimos para rezar pessoalmente e para celebrar com os outros. Nem é somente apenas o bispo, o padre e um punhado de colaboradores próximos deles. A Igreja é formada por todos os que foram batizados, todos os discípulos de Jesus, que compartilham a mesma fé recebida dos apóstolos, estão em comunhão de fé, esperança e caridade, conforme o testemunho e os ensinamentos do próprio Jesus Cristo. A vida e a missão da Igreja não estão “em quarentena”, mas continuam operantes, mesmo se não podemos fazer as coisas do mesmo jeito que fazíamos antes...

Por isso, nossa Igreja não está longe do povo. Ela é esse mesmo povo, reunido em cada casa, onde há pessoas reunidas no nome da Trindade Santa. Onde se vive a fé, a esperança, a caridade e as demais virtudes humanas e cristãs, onde há pessoas reunidas “em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”, ali se encontra uma pequena comunidade da Igreja.

...Será uma Páscoa “diferente”, no modo de celebrar. Mas não diferente no seu significado: é sempre Jesus, que entrega sua vida na cruz, no seu infinito amor pela humanidade. Mas a vida é mais forte que a morte. A Ressurreição de Cristo nos dá a certeza de que a última palavra não é dos males e da morte, que agora nos atingem, mas de Deus, Senhor da vida, que nos ama com amor infinito."

Por isso, com o objetivo de contribuir para que cada pessoa possa vivenciar a fé cristã católica, especialmente neste momento em que todos devem permanecer por maior tempo em suas casas, a equipe de Pastoral da Comunicação da Região Episcopal Sé (Pascom) organizou junto as Paróquias os horários das transmissões de Missas pela internet, bem como também de outras atividades, para esse período de pandemia do Coronavírus.

Conforme COMUNICADO Nº 2 e  CARTA (vide abaixo os anexos), ambos os documentos publicados pelo arcebispo Dom Odilo Scherer em 26/03/2020, as celebrações presenciais da Missa e da Palavra de Deus estão suspensas, até nova determinação, seguindo orientação das autoridades sanitárias. O objetivo é proteger as pessoas da pandemia do Coronavírus. Com isto, pequenos grupos de fiéis leigos estão auxiliando sacerdotes nas comunidades para transmitir as Missas pela internet, especialmente via redes sociais, tudo dentro das orientações e determinações.

E, como no próximo domingo, 05 de abril, é Domingo de Ramos, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através da orientação publicada pela própria CNBB em 29-03-2020, convida a todos a viverem de forma muito especial o Domingo de Ramos durante a quarentena do coronavírus e propõe cinco pontos para ajudar os fiéis na celebração do Domingo de Ramos:

1) Pedindo a graça de bem celebrar a Semana Santa, ainda que em recolhimento em casa;

2) Colocar no portão ou na porta de sua casa (em lugar bem visível) alguns ramos;

3) Participar das celebrações transmitidas pela televisão ou pelas redes sociais;

4) Comprometer-se a participar ativamente da coleta da Campanha da Fraternidade. Com essa coleta ajudamos os mais pobres;

5) Motivar através das redes sociais, telefones ou outros meios, que outras pessoas também celebrem o Domingo de Ramos desse modo.

Para que todos possam vivenciar momentos de oração, com alegria, esperança e fé, disponibilizamos os horários das transmissões online e os links para acompanhar esses momentos em família, tanto para as missas já de rotina, bem como abaixo a programação para a Semana Santa.

Compartilhem, participem e fortaleçam-se com essa comunhão espiritual , afim de enfrentarmos esse período com muita oração.

OS ANEXOS:

Aqui você visualiza o COMUNICADO Nº 2 de Dom Odilo sobre as Celebrações e outras ações Pastorais nas Igrejas durante a Pandemia do Coronavírus

Aqui você visualiza o a carta de Dom Odilo com as ORIENTAÇÕES SOBRE AS CELEBRAÇÕES PARA A SEMANA SANTA E PÁSCOA, e também a orientação de que a doação sobre o "gesto concreto de solidariedade" da Campanha da Fraternidade de 2020, seja feita pela Internet diretamente na conta da Arquidiocese de São Paulo (BANCO BRADESCO, Agência 3394-4, Conta Bancária nº 42986-4, CNPJ: 63.089.825/0001-44). 

Para que todos possam vivenciar momentos de oração, com alegria e esperança, e assim enfrentar o desafio da pandemia do Coronavírus, disponibilizamos desde o dia 23 de março, uma tabela com os horários das transmissões e a indicações dos locais nas redes sociais para que os fiéis possam acompanhá-las. 

Aqui a programação online das Paróquias da Região Sé para a Semana Santa (atualizada em 09/04/2020) .Entre no formulário, encontre sua Paróquia e é só clicar no link para ter acesso direto.

Aqui a tabela com as Missas online das Paróquias da Região Sé já publicada desde o dia 23/03/202 e com as atualizações até 02/04/2020 (após a Semana Santa continua em vigor)

Vídeo dos arranjos dos Ramos confeccionados peos fiéis da Paróquia Nossa Senhora Aparecida dos Ferroviários - clique aqui

Informações Centro Pastoral Sé

ENTRE E ENCONTRE OS HORÁRIOS DAS CELEBRAÇõES ONLINE DE SUA PARÓQUIA