Brasil Terra de Santos: O Apóstolo dos Encarcerados

A A
"BRASIL TERRA DE SANTOS” – Servo de Deus Franz de Castro Holzwarth (1942-1981)
Publicado em: 15/02/2021 - 14:45
Créditos: Redação

"BRASIL TERRA DE SANTOS” – Servo de Deus Franz de Castro Holzwarth (1942-1981)

Conhecido popularmente como mártir da Pastoral Carcerária, Franz de Castro Holzwarth nasceu em 18 de maio de 1942, em Barra do Piraí, Rio de Janeiro. Filho de Franz Holzwarth e Dinorah de Castro Holzwarth, foi batizado em 10 de agosto do mesmo ano, na Igreja de São Benedito, e aos 8 anos recebeu a Primeira Eucaristia, na Igreja de Santa Teresinha.

Aos 14 anos começou a trabalhar e aos 21 iniciou o curso de Direito na Fundação Valeparaibana de Ensino, em São José dos Campos. A seus amigos não escondia o desejo de ser sacerdote, de “doação total a Cristo”, por isso iniciou o discernimento junto aos dehonianos de Taubaté. Ali, foi convidado a preparar os encarcerados para a Crisma e, então, descobriu sua vocação: trabalhar com os condenados. Ingressou na APAC - Associação de Proteção e Assistência aos Condenados em 1973.

Consumiu sua vida neste apostolado até o ano de 1981, quando, no dia 14 de fevereiro. Enquanto tentava evitar o derramamento de sangue durante uma rebelião de presos na cadeia pública de Jacareí, foi barbaramente assassinado junto com cinco rebelados e um policial. Tornou-se então conhecido popularmente como mártir da Pastoral Carcerária.

Devido a isso e atendendo a solicitação daqueles que conheceram de perto a vida e o apostolado de Franz de Castro, a Diocese de São José dos Campos, iniciou em março de 2009, o Processo de Beatificação deste Servo de Deus. Como parte do processo, no dia 12 de novembro do mesmo ano, aconteceu a trasladação dos restos mortais de Franz de Castro para a cidade de São José dos Campos, com sua entronização na Igreja Matriz de São José, no dia 17 de novembro.

Para acompanhar os vídeos e todo o Projeto “Brasil Terra de Santos”, de iniciativa das Paróquias Nossa Aparecida dos Ferroviários e Nossa Senhora de Casaluce, ambas do Setor Brás, é só acessar pelo Instagram ou pelo YouTube, digitando BrasilTerradeSantos.

Fonte: https://www.instagram.com/brasil.terradesantos/