Bispo alemão visita Paróquia São Bonifácio

A A
A Paróquia Pessoal Alemã São Bonifácio, na Vila Mariana, na zona Sul de São Paulo, recebeu no domingo, 10 de setembro, a visita de Dom Stefan Oster
Publicado em: 20/09/2017 - 09:15
Créditos: Edição 3166 do Jornal O SÃO PAULO, de 12 a 19 de setembro de 2017, p. 23

A Paróquia Pessoal Alemã São Bonifácio, na Vila Mariana, na zona Sul de São Paulo, recebeu no domingo, 10, a visita de Dom Stefan Oster, Bispo da Diocese de Passau, na Alemanha. O Prelado estava acompanhado de Dom Paulo Romeu Dantas Bastos, Bispo de Lagoinhas (BA), “diocese-irmã” de Passau.

Dom Stefan foi acolhido pelo Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, e pelo Pároco, Padre Georg Alfred Pettinger, com os quais celebrou a Eucaristia junto aos fiéis da comunidade alemã residente na Capital Paulista.

Antes de vir a São Paulo, o Bispo conheceu a Diocese de Alagoinhas, que há 47 anos possui uma parceria missionária com a diocese alemã. “É uma parceria muito saudável, bonita e enriquecedora, sobretudo para nós. Também acreditamos que eles levaram muito da nossa cultura, aprenderam muito do nosso ser Igreja, da nossa forma de viver a fé. Passaram tantos alemães – leigos, padres e religiosas – que nos ajudaram muito nestes anos e que mantêm conosco esses laços de amizade”, afirmou Dom Paulo Romeu ao O SÃO PAULO.

Riqueza do Brasil

Dom Stefan relatou para a reportagem que considera que a maior riqueza do Brasil consiste na alegria e acolhida do povo. “Claro que aqui no Brasil podemos perceber que há muitos contrastes, riqueza e pobreza extremas. Mas, apesar disso, vejo um povo muito acolhedor, que literalmente nos deixa entrar na própria casa e na própria vida. Vejo isso também na Igreja no Brasil”.

O Bispo ressaltou, ainda, a importância do trabalho da Paróquia Pessoal Alemã São Bonifácio em manter viva a cultura dos imigrantes alemães. “A Igreja é sempre o lar das pessoas, a pátria, onde nos sentimos em casa e nos encontramos com os irmãos na fé. As pessoas vão a uma paróquia, seja ela pessoal ou territorial, para compartilhar a vida, a fé e a esperança. Algumas dessas paróquias podem ter a tendência de se separar ou se isolar. Mas gostei de ver que aqui não existe esse comportamento, pelo contrário, há uma comunhão com a Igreja local”, destacou.

Ainda no domingo, Dom Stefan visitou a Paróquia Santa Maria Madalena, no Parque Santa Madalena, periferia da zona Leste, acompanhado de Dom Odilo. Na segunda-feira, 11, o Bispo esteve no Santuário Nacional da Aparecida (SP).

Natural de Amberg, no Estado da Baviera, Dom Stefan tem 52 anos e foi ordenado sacerdote em 2001, pela Congregação dos Salesianos de Dom Bosco. Em 2014, foi nomeado bispo de Passau pelo Papa Francisco.

Fernando Geronazzo