Após curso em Roma, Dom Eduardo fala sobre o ministério do bispo

A A
Dom Eduardo fala sobre o episcopado durante a Reunião do Clero de Outubro
Publicado em: 22/10/2015 - 14:15
Créditos: Edição nº 3073 do Jornal O SÃO PAULO – páginas 21

O clero atuante na Região Episcopal Sé esteve reunido com Dom Eduardo Vieira dos Santos, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região, na quarta-feira, 7 de outubro, na Paróquia Santo Antônio, na Barra Funda.

Dom Eduardo, recém-chegado de Roma, onde participou, com Dom Devair Araújo da Fonseca, também bispo auxiliar da Arquidiocese, de um curso para novos bispos promovido pela Sagrada Congregação para os Bispos e a Sagrada Congregação para as Igrejas Orientais (dos 122 novos bispos, 18 eram do rito oriental), falou sobre o encontro que enfocou a pessoa e o ministério do bispo.

Dom Eduardo explicou que todo bispo é bispo da Igreja universal; deve ser instrumento de comunhão; tem responsabilidade sobre o povo que lhe é confiado e sobre o presbitério como um pai de família; está a serviço da diocese e é aquele que serve, a exemplo de Jesus Cristo. Também deve viver na simplicidade e na alegria de ser servidor de Cristo.

O Prelado recordou, ainda, da audiência dos bispos com o Papa Francisco, em 10 de setembro. O Papa evidenciou que os bispos são testemunhas da Ressurreição, sendo essa tarefa primordial e insubstituível. É a única riqueza que a Igreja transmite. Os bispos são pedagogos, guias espirituais e catequistas para os que frequentam habitualmente a Igreja; são também mistagogos, enquanto se preocupam com as pessoas batizadas que não vivem as exigências do Batismo; e são pastores missionários da salvação gratuita de Deus, indo ao encontro de quantos não conhecem Jesus Cristo.

Ainda na reunião do clero, Pe. José Enes de Jesus, coordenador regional de Pastoral, lembrou que no dia 24 de outubro acontecerá a Assembleia da Região Sé, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, no Bom Retiro. Segundo ele, será um momento de tomar ciência da situação das comunidades e pastorais e de atestar se, de fato, as paróquias e comunidades vivenciam a "Igreja em saída".

Pe. André Cunha de Figueiredo Torres, da Pastoral da Juventude regional, conclamou o clero a enviar o máximo possível de jovens para a Jornada Mundial da Juventude, em 2016, em Cracóvia, na Polônia.

Pe. Manoel Quinta