AS AÇÕES NA REGIÃO SÉ DA CÁRITAS E DA FRATERNIDADE O CAMINHO

A A
AS AÇÕES NA REGIÃO SÉ PARA O DIA MUNDIAL DOS POBRES 2020
Publicado em: 16/11/2020 - 16:45
Créditos: Redação

DIA MUNDIAL DOS POBRES  E AS AÇÕES NA REGIÃO SÉ

Sensível ao chamado do Papa Francisco esta Jornada nos desafia a sairmos ao encontro dos nossos irmãos e irmãs em situação de vulnerabilidade social. Estender a mão também é um ato em busca de políticas públicas para que essas pessoas tenham seus direitos garantidos.

Atentos a esse chamado é que, a partir das 8h30 do dia 14 de novembro, na Quadra do Sindicato dos Bancários de São Paulo, localizada na Rua Tabatinguera, 192, no Centro Histórico de São Paulo, foi realizada a IV Jornada Mundial dos Pobres, organizada e motivada pela Caritas Arquidiocesana de São Paulo Núcleo Regional Sé junto ao Fórum das Pastorais Sociais da Região Episcopal Sé, que acolheu 480 moradores em situação de rua.

Por questões de segurança e prevenção ao Coronavírus, todos receberam uma máscara de tecido e álcool em gel na chegada e após a palavra de abertura proferida pelos padres Antenor Dalla Vecchia, da Missão Paz e José Enes de Jesus, Coordenador do Fórum da Pastoral Social e Pastoral Afro, foi distribuído o café da manhã juntamente com kit de higiene pessoal.

Foi uma experiência profunda que nos possibilitou um encontro pessoal com a população mais vulnerável da região central. Com a participação e colaboração do músico, Roberval Freire, da SPM (Serviço de Pastoral do Migrante), dos Padres Antenor Dalla Vecchia e José Enes, da Irmã Sonia Maria Martins, da Caritas Arquidiocesana de São Paulo, das Irmãs da Congregação de Santa Cruz, de membros da Rede Rua e da Pastoral da Mulher Marginalizada, pudemos fazer com que esse momento se tornasse mais acolhedor e humanizado.

Além desta ação, também a Associação Pública de Fiéis de Direito Diocesano Pobres de Jesus Cristo, conhecida como Fraternidade O Caminho, no domingo, 15 de novembro, leigos e jovens voluntários, desde as 09h, na Casa de Oração do Povo de Rua, localizada na Rua Djalma Dutra, nº 3, Bairro da Luz,  sob a coordenação pela Irmã Daniela do Coração Imaculado de Maria e pelo Frei Angélico Consolo do Coração de Jesus, ambos religiosos da Associação "Fraternidade O Caminho", prepararam 400 marmitas com alimentos e descartáveis doados e, após a preparação das marmitas, às 15h houve a celebração da Missa presidida pelo Pe. Júlio Lancellotti,  Assessor Eclesiástico do Vicariato do Povo de Rua, que ao final, deu a benção dos alimentos e dos colaboradores e saíram levando as marmitas, distribuindo-as pelo Centro de São Paulo, especificamente na Cracolândia, na Avenida 9 de Julho, na Estação da Luz e no Vale do Anhangabaú.

Os preparativos e toda a providência de alimentos e descartáveis foram realizados e doados pela Casa de Oração do Povo da Rua.

A Cáritas e a Fraternidade O Caminho, agradecem o apoio, carinho e as orações de Dom Eduardo Vieira dos Santos, Bispo Auxiliar da Arquidiocese e Vigário Episcopal para Região Sé, que nos motiva cada vez mais a assumir a causa do pobre. E, por fim, a presença profética do Cardeal Odilo Pedro Scherer, que nos encoraja a cada dia vivermos uma Igreja em saída como nos pede nosso Pastor, Papa Francisco.

Informações: Centro Pastoral Sé

Colaboração de texto:  Irmã Elisangela Matos, csc, Ruy Halasz e Irmã Daniela do Coração Imaculado de Maria

Fotos da Cáritas: Rami Borba

Fotos da Fraternidade O Caminho: Irmã Daniela do Coração Imaculado de Maria

 

Assista o vídeo da Cáritas Regional Sé para esse Dia Mundial dos Pobres 2020 - clique aqui

Cáritas Regional Sé no Dia Mundial dos Pobres