"ABORTO, ASPECTOS JURÍDICOS"

A A
A PARTICIPAÇÃO DA REGIÃO SÉ NA SEMANA NACIONAL DA VIDA CONTOU COM UMA LIVE "ABORTO, ASPECTOS JURÍDICOS"
Publicado em: 05/10/2020 - 15:00
Créditos: Redação

REGIÃO SÉ NA SEMANA NACIONAL DA VIDA

No dia 02 de outubro a Região Episcopal Sé esteve presente na Semana Nacional da Vida realizada pela Pastoral Familiar da Arquidiocese de São Paulo, iniciando presencialmente às 18h com a meditação e reza do Santo Terço na Paróquia Santo Eduardo Santo Eduardo e com a participação das Paróquias do Setor Bom Retiro. As intenções foram contra o aborto, contra toda forma de violência contra as mulheres, pelas almas dos que, infelizmente faleceram por conta deste método inaceitável de ceifar a vida humana e também pelo “SIM” pelas duas vidas! E às 20h realizou-se a Live com o tema “Aborto, Aspectos Jurídicos”, que contou com a participação de Dom Carlos Lema Garcia, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, Vigário Episcopal para o Vicariato para a Educação e a Universidade e Bispo Referencial para a Pastoral Familiar, da Professora Dra. Regina Beatriz Tavares, Pós-Doutora em Direito da Bioética pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e do Dr. Miguel Vidigal, graduado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e, atualmente diretor tesoureiro da União dos Juristas Católicos de São Paulo.

Com a abertura mediada pelo Sr. Paulo Moregola, casado com a Sra. Juliana Moregola, membros da Família Bom Pastor e coordenadores do Setor de Casos Especiais da Pastoral Familiar da Região Sé que, após apresentar os participantes deu-se início com uma oração conduzida por Dom Carlos, moderador da Live.

Dom Carlos fez a abertura da Live destacando que a Lei Penal Brasileira prevê no Código Penal de 1940 que o Aborto é crime, porém existe uma despenalização em relação ao aborto e, diante dessa perspectiva o Dr. Miguel ressaltou os aspectos jurídicos e explicou vários pontos da Lei e cláusulas da Constituição que não podem ser mudadas e explicou os vários pontos que mostram que o aborto não é legal no Brasil e continua sendo crime e que ele apenas é despenalizado em algumas circunstâncias restritas. Ressaltou que uma vida intrauterina já é considerada uma vida e, portanto, é uma ameaça e crime interromper essa vida, pois já são consideradas como pessoas e têm seus direitos reconhecidos. Durante sua explanação destacou vários pontos que podem ajudar os leigos e a população a perceber onde se ater e como combater a ideia de que o aborto é legal.

E a Dra. Regina Beatriz, apresentou, como mais uma jurista que defende a vida, defendeu também, através de slides baseados em dados científicos, que “Somos os mesmos desde quando fomos fecundados”, “pensar na manutenção do crime de aborto no nosso país”, destaca e questiona “quem advoga pelo embrião?”, pois a mãe tem advogado, o pai tem advogado. E o embrião quem advoga?”. Nos aspectos jurídicos, legalizar o aborto, é autorizar o homicídio, é a autorização para matar o ser que já tem a forma humana!” e que o Brasil adotou o tratado da vida através o “Pacto de San José da Costa Rica” e que têm portanto, a responsabilidade e interpretação jurídica que traz a inviolabilidade da vida.

Enfim, muitos destaques e slides defendidos pela Dra. Regina Beatriz mostram e chocam como o ser humano não pode ser privado da vida e como o direito à vida é inviolável tanto ao feto quanto à mãe, além de outros fatores como a proibição do casamento em idade prematura, para as pessoas casadas que podem contar com o planejamento familiar, o uso de contraceptivos, entre vários outros pontos que foram mencionados nesta live que a Dra. Regina destacou que sociedade precisa ter acesso a todas essas informações que defendem a vida e ainda mais, a defesa das duas vidas!

Por isso vale a pena conferir esta Live por completo, bem como toda a programação da Semana Nacional da Vida, aqui no site da Região Sé, basta clicar abaixo:

Informações e texto: Centro Pastoral Sé

Fotos: Pastoral Familiar

Vídeo da Live do dia 02/10/2020 - clique aqui para assistir

Entre e confira toda a programação - clique aqui