450 anos de São Luis Gonzaga são recordados em missa festiva

A A
Celebrou-se ainda, com confraternização entre os paroquianos e convidados
Publicado em: 14/03/2018 - 15:15
Créditos: Redação

Reprodução da Internet

A Paróquia São Luis Gonzaga, no Setor Pastoral Santa Cecília, localizada na avenida Paulista, celebrou, na sexta-feira, 9, uma missa festiva pelos 450 anos do nascimento de seu Padroeiro.

No sábado, 10, uma festa de aniversário, com pizza, brindes e muita alegria, proporcionou um ambiente de confraternização entre os paroquianos e convidados.

São Luis Gonzaga nasceu no norte da Itália em 1568. Entrou na Companhia de Jesus com o desejo de consagrar-se totalmente ao serviço a Deus, mas, durante seus estudos, a cidade de Roma foi atingida por uma epidemia que vitimou grande parte da população, principalmente os mais pobres. Sensibilizado com essa situação, o jovem estudante interrompeu os estudos para ajudar os enfermos mais necessitados. Acabou extenuado pelo esforço físico e, tendo fragilizada a saúde, contraiu também ele a doença da qual morreu com apenas 23 anos, em 1591. Seu exemplo de entrega a Deus e ao próximo foi marcante para aquela geração, tanto que foi declarado bem-aventurado apenas 14 anos após sua morte. Mais tarde, foi canonizado e declarado também padroeiro dos estudantes e, consequentemente, dos seminaristas, padroeiro da juventude e, por sua entrega em favor dos enfermos, São João Paulo II o declarou, em 1991, padroeiro dos enfermos com HIV.

Neste ano, a Igreja volta sua atenção para os jovens, com o Sínodo dos Bispos sobre juventude e vocações, marcado para outubro, em Roma. Já em janeiro de 2019 haverá a Jornada Mundial da Juventude, no Panamá. Em função disso, a Santa Sé proclamou que o período entre 9 de março de 2018 até a mesma data em 2019 seja um ano jubilar em honra de São Luis Gonzaga, pois o testemunho do Padroeiro da Juventude deve estar presente nesses eventos que envolvem a preocupação com os jovens.

Durante a missa do dia 9, a Paróquia São Luis Gonzaga também proclamou o seu Jubileu Aloisiano (de Aloisius, que é a latinização do nome Luis), com uma programação variada, que incluirá celebrações, palestras, atividades culturais e de promoção da vida. O ponto alto do jubileu será a festa de São Luis Gonzaga, em 21 de junho.