3 setores têm formação a Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão

A A
Os setores Catedral, Paraíso e Bom Retiro tiveram formação a Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão.
Publicado em: 12/05/2017 - 17:15
Créditos: Edição 3150, do Jornal O SÃO PAULO, de 10 a 16 de maio de 2017, p. 19

Entre os dias 3 e 5, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, no Setor Bom Retiro, 97 Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (Mesc) reuniram-se para se preparar para a renovação e para os novos mandatos do próximo triênio no Setor.

Eles tiveram formação sobre a origem desse serviço na Igreja, sua postura moral junto à comunidade e os modos práticos de servir o altar. A formação foi dada pelo Padre Luiz Claudio de Almeida Braga, coordenador do Setor, e contou com a participação do Padre Helmo Faccioli, coordenador dos Mesc na Região.

A missa na qual os novos ministros receberão o mandato e em que haverá a renovação dos demais, acontecerá no dia 21, às 18h, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora.

Também no Setor Paraíso, em 27 de abril, com a participação de aproximadamente cem pessoas, aconteceu a segunda etapa de formação para os novos Mesc e para os que renovarão o mandato de três anos.

A assessoria coube ao Padre Helmo. Ele lembrou que ser ministro não é um título, mas um serviço temporário à comunidade a qual a pessoa pertence. Para poder exercer bem esse serviço, há a necessidade de se conhecer bem a Palavra de Deus, aprofundar-se na compreensão e vivência da Eucaristia, além de conquistar um bom conhecimento do Catecismo da Igreja Católica.

Padre Helmo exortou aos futuros Ministros sobre a necessidade de estar sempre em sintonia com a Igreja, o bispo e com a paróquia, tendo também um diálogo permanente com o pároco e o vigário. O Sacerdote destacou que é preciso ter atenção especial ao levar a Comunhão para o enfermo, e alertou que nenhuma partícula consagrada pode ser levada para casa, a não ser em casos extremos.

Por fim, Padre Helmo incentivou cada um a ser testemunha do Evangelho, um sinal vivo do Cristo Ressuscitado, e que procure se colocar em atitude de disponibilidade, com uma participação consciente, ativa e frutuosa.

Igualmente, no Setor Catedral, entre os dias 18 e 20 de abril, o Padre Helmo assessorou o encontro para os Mesc, na Paróquia Nossa Senhora da Assunção e São Paulo.

Pe. Luiz Claudio Braga e Pe. Mário Pizetta

Setor Bom Retiro - Crédito: Pe. Luiz Claudio Braga