É hora da Família

A A
01/07/2015 - 08:00

É hora da Família

Quase todas as Paróquias e Comunidades celebram, com beleza e entusiasmo, a Semana da Família, que tem início sempre com o Dia dos Pais e termina no sábado seguinte. Mas algumas Paróquias e Comunidades, mesmo tendo pessoas de boa vontade, celebram a Semana da Família de maneira sofrível, apresentando, apenas, uma pequena mensagem no Dia dos Pais e, talvez, uma atividade durante a semana.

O que ocorre? Porque algumas comunidades não conseguem preparar bem esta ação pastoral? Em primeiro lugar, devemos ter claro que, para preparar com esmero a Semana da Família, não é suficiente a boa vontade. Em segundo lugar, é necessário que se observe qual o lugar do evangelho da família na catequese, na liturgia, na pregação dos sacerdotes, ou seja: será que a evangelização da família está no centro de atenções da Paróquia? Em terceiro lugar, há subsídio adequado sobre a família para organizar a referida Semana?

Caso sua Comunidade ou Paróquia esteja na situação acima descrita, não desanime. Temos ainda um mês e há tempo suficiente para dar um passo de qualidade no cuidado com a família. Não organizem a Semana da Família somente para ter uma atividade, mas façam como quem acredita na família como ‘lugar’ onde se vive o amor, como espaço privilegiado a fim de ensinar as novas gerações a amar e serem amadas.

Iniciando a preparação da Semana da Família com uma motivação alta à medida do próprio Deus, em Jesus Cristo, não faltará criatividade, compromisso genuíno,dedicação e ousadia. Como exemplo, vejam como o Papa Francisco acredita na família: “É o lugar onde se aprende a amar, o centro natural da vida humana. É feita de rostos de pessoas que amam, dialogam, sacrificam-se pelos outros e defendem a vida, sobretudo a mais frágil e débil. Sem exagerar, poder-se-ia dizer que a família é o motor do mundo e da história” (Papa Francisco. Aos participantes da Plenária do Pontifício Conselho da Família).

Além da motivação e da criatividade, devemos nos apoiar em subsídios adequados e atualizados. Nesse ponto, a Comissão Episcopal para a Vida e a Família nos ajuda muito, pois edita todos os anos a “Hora da Família”, com um tema específico sobre a evangelização da família e belíssimas sugestões de celebrações e encontros de estudo.

A edição 2015 do "Hora da Família" propõe para reflexão "O amor é a nossa missão: a família plenamente viva", e traz na capa do subsídio uma imagem do papa Francisco rodeado de crianças alegres com balões, celebrando a família. O amor é a nossa missão; é, também, o tema do 8º Encontro Mundial das Famílias, que acontecerá em setembro nos Estados Unidos, com a presença do Papa Francisco.

A “Hora da família” está disponível nas livrarias, mas caso vocês não consigam encontrar, entrem em contato com a Cúria Regional ou com os Coordenadores da Pastoral Familiar da Região Episcopal, que nós estaremos à disposição para ajudar nesta bela missão em favor da família, porque o Amor é a nossa missão.

Dom Sergio de Deus Borges

Bispo Auxiliar de São Paulo

Vigário Episcopal para a Região Santana