A Quaresma no Ano Jubilar

A A
01/02/2016 - 08:00

Passando os dias acelerados e agitados do Carnaval, iniciaremos, em poucos dias, o tempo da Quaresma. 'Quaresma lembra jejum e penitência. Mas Isaías diz que Deus não se alegra com uma cara abatida. Talvez devamos encarar a Quaresma sob outro ângulo: como treinamento da fé. Em que Deus acreditamos, afinal?' (Konings, 367). Cremos em Sua Misericórdia?

            O Papa Francisco nos apresenta um ângulo para encarar a Quaresma: 'A Quaresma deste Ano jubilar seja vivida mais intensamente como tempo forte para celebrar e experimentar a misericórdia de Deus' (Misericordiae Vultus, 17). Esta experiência da misericórdia se estende a todo o Povo santo de Deus: leigos, religiosos, diáconos,  sacerdotes e Bispos.

            A todos convida o Papa Francisco: 'Este é o momento favorável para mudar de vida! Este é o tempo de se deixar tocar o coração. Diante do mal cometido, mesmo os crimes graves, é o momento de ouvir o pranto das pessoas inocentes espoliadas dos bens, da dignidade, dos afetos, da própria vida. Permanecer no caminho do mal é fonte apenas de ilusão e tristeza. A verdadeira vida é outra coisa. Deus não se cansa de estender a mão' (Misericordiae  Vultus, 19).

            Este é o tempo favorável em que Deus estende a mão, e nós com humildade devemos também estender as mãos em direção a Deus para que Ele possa nos libertar dos pecados ainda não perdoados e curar o nosso coração ferido pelo pecado e pela mágoa. Muitas vezes falta esta decisão de voltar para Deus e perde-se a alegria, perde-se a oportunidade de acolher a Sua Misericórdia. Existem pessoas que pensam que não são merecedores do perdão de Deus. São como o filho pródigo antes de voltar para casa do Pai.

            Que vida triste vivem as pessoas que pensam assim! Mas não é assim que pensa o Pai eterno, cheio de Misericórdia, porque 'Deus desceu até nós na nossa mais profunda humilhação, a fim de nos elevar até Ele e de nos atrair ao seu coração' (Kasper, 198).     Não tenham medo de Deus, do confessionário, da confissão, porque no confessionário encontramos somente o Deus misericordioso que vem ao nosso encontro. O Papa Francisco insiste: 'O Senhor está sempre disposto a ouvir, e eu também estou, como os meus irmãos Bispos e Sacerdotes' (Misericordiae  Vultus, 19).

            Aos Sacerdotes, Missionários da Misericórdia, pede o Papa um renovado esforço: 'Os pastores, especialmente durante o tempo forte da Quaresma, sejam solícitos em convidar os fiéis a aproximar-se "do trono da graça, a fim de alcançar misericórdia e encontrar a graça" (Hb 4,16)' (Misericordiae Vultus, 18). Durante a Quaresma todas as Paróquias deverão ter horários definidos para ouvir as pessoas no meio da semana, e não podem se contentar somente com o mutirão de confissões do Setor.

            Assim, a Quaresma será um tempo favorável, neste Ano Jubilar, para que tantos filhos e filhas afastados da Igreja de Cristo possam reencontrar o caminho para a casa paterna. 

 

Dom Sergio de Deus Borges

Bispo Auxiliar de São Paulo

Vigário Episcopal para a Região Santana