Polo missionário

A A
01/11/2014 - 00:00


Neste artigo, Dom Sergio fala da dimensão missionária da paróquia

O Papa Francisco nos chama a fazer da paróquia um ‘polo missionário’, porque a Paróquia é a própria Igreja que vive no meio das casas dos seus filhos e filhas, o âmbito eclesial que garante o anúncio do Evangelho, a caridade generosa e a celebração litúrgica. Como ‘polo’, a Paróquia tem dois movimentos principais: atrair e impulsionar. 

Para que uma Paróquia se torne um polo de atração para as pessoas, devemos fundamentar na oração e na contemplação todas as atividades que nos propusemos  a realizar, com a ajuda de Deus e em Seu nome. São João Paulo II assevera que: ‘O nosso tempo é vivido em contínuo movimento que muitas vezes chega à agitação, caindo-se facilmente no risco de  ‘fazer por fazer’. Há que resistir a esta tentação, procurando o ‘ser’ acima do ‘fazer’. A tal propósito, recordemos a censura de Jesus a Marta: “Andas inquieta e perturbada com muitas coisas; mas uma só é necessária” (Lc 10,41-42) (NMI, 15).

O ‘doce jugo’ da oração e da contemplação vivido na fé e na comunidade fará suscitar em nós um dinamismo novo, o qual nos levará a investir em iniciativas missionárias o entusiasmo que sentimos. É o segundo movimento do ‘polo’: impulsionar a missão, olhar para frente.

“O próprio Jesus nos adverte: ‘Quem, depois de deitar a mão ao arado, olha para trás, não é apto para o Reino de Deus’ (Lc 9,62). Na causa do Reino, não há tempo para olhar para trás, menos ainda para dar-se à preguiça. Há muito trabalho à nossa espera ...” (NMI 15).

Parece que alguns querem olhar para trás, isto é querem manter tudo como está sem nenhuma renovação, sem abrir a porta aos outros, sem sair em missão. Até dizem: nossas pastorais e comunidades estão abertas, mas não vão ao encontro das pessoas e não suscitam a missão.

São João Paulo II disse que, agora, devemos olhar para a frente, temos de  “fazer-nos ao largo” confiados na palavra de Cristo.  Olhar para frente é, a partir da oração e da contemplação, suscitar e conservar no coração dos membros da comunidade o zelo pelo anúncio do Evangelho.

Olhar para frente é estimular a dimensão missionária dentro da própria paróquia, promovendo formação especifica para os membros das pastorais, movimentos, serviços e associações. Olhar para frente é realizar uma acolhida afetiva e efetiva de todos que encontrarmos e abrir o coração para o encontro com Jesus; é fazer discipulado a partir do encontro com Cristo Jesus.

A partir da oração e da contemplação, olhando para frente, seremos polo de missão e faremos de nossas Paróquias e Comunidades polos irradiadores do amor de Deus, em Cristo Jesus. 

 

 

Dom Sergio de Deus Borges
Bispo Auxiliar de São Paulo e Vigário Episcopal para a Região Santana