São Marcos Evangelista

A A
São Marcos
PADROEIRO
25 de Abril

Data da fundação

20/05/2014

Setor

Mandaqui

Endereço

 Rua Ita , 313 , Vila Santos

Contato

 (11) 2231-2328
 (11) 2597-6989
 Atendimento da secretaria
De segunda a sexta-feira
14
00
18
00
Sábado
14
00
18
00
Breve história 

Tudo começou em 1973, no grupo que refletia o Evangelho de São Marcos. Com o entusiasmo contagiando a todos, outros grupos de reflexões foram criados. Assim surgia a comunidade denominada “Comunidade Sagrado Coração de Jesus”.

As atividades da Comunidade se multiplicavam, todos já aspiravam contar com a própria Igreja. Assim, foi adquirido um terreno na rua Itabira, nº 170, à época, de esquina, parecia ser o ideal, mais prático e viável. Em 25 de abril de 1974, dia de São Marcos, foi lavrada a escritura do terreno para construção da Igreja.

Os mutirões, com intensa participação da Comunidade, se desenvolviam nos fins de semana e nos feriados. Enquanto as obras progrediam, as atividades religiosas se desenvolviam, num primeiro momento num galpão de madeira, depois no salão do subsolo. 

Finalmente, em solenidade presidida pelo então arcebispo de São Paulo, cardeal dom Paulo Evaristo Arns, a primeira Igreja foi inaugurada e entregue ao culto no dia 30 de abril de 1978, consagrada a São Marcos, como padroeiro.

A Comunidade São Marcos, em princípio pertencia à Paróquia Nossa Senhora da Penha, sendo que, com a instalação do seminário, filosófico – teológico no “Castelinho” na Pedra Branca, à rua Ita, 381, os padres ali sediados, da congregação dos Missionários da Consolata, assumiram a assistência religiosa e pastoral. Para dirigir, organizar e redirecionar o Centro Missionário José Allamano, chegava a Pedra Branca, em 1989, o padre José Radici. Foi-lhe confiado, também, o pastoreio da Comunidade São Marcos. 

Diante da crescente necessidade de espaço para a ação evangelizadora e catequese, com esforço pessoal, padre José, com a comunidade, adquiriu o terreno e construiu o Centro Pastoral São Marcos. Inaugurado em 1996, na rua Itabira, nº 222, com várias salas.

Nova Igreja São Marcos

Com a chegada do novo milênio, padre José com sua clara visão de futuro alertou sobre a necessidade de um novo terreno para futuramente construir uma igreja que comportasse a população em crescimento na região.

Em 2002, foi adquirido o sonhado terreno de 2.560 m2, na Rua Itá, nº 313, próximo da Igreja Velha. Finalmente, em 17 de Dezembro de 2006, o sonho se tornou realidade.

Paróquia a qual faz parte 
Paróquia São Marcos Evangelista
Lugar - VF - Categoria e Nome 
Matriz Paroquial São Marcos Evangelista

Sacramentos

Confissões