Santo Antônio Do Lausanne

A A
PADROEIRO
13 de Junho

Data da fundação

11/02/1958
Assistente Eclesiástico
Diácono Permanente Francisco Pereira Monteiro

Setor

Imirim

Endereço

 Rua Conselheiro Moreira de Barros , 2221 , Lauzane Paulista

Contato

 (11) 2256-7334
 (11) 2238-6341
 Atendimento da secretaria
Segunda-feira
08
00
12
00
Segunda-feira
14
00
18
00
Terça-feira
08
00
12
00
Terça-feira
14
00
18
00
Quinta-feira
08
00
12
00
Quinta-feira
14
00
18
00
Sexta-feira
08
00
12
00
Sexta-feira
14
00
18
00
Sábado
08
00
12
00
Sábado
14
00
17
00
Breve história 

Foi por volta de 70 anos atrás, em meados de 1930, que neste mesmo local, onde agora nos achamos, num terreno cedido pela família Simões, foi construida uma capela dedicada a Santo Antônio. E foi ao redor desta capela, com o crescimento dos descendentes de famílias tais como Simões, Colombani, Gabriel e tantas outras, que teve início o bairro do Lauzane. Capela, campo de futebol e armazém eram o núcleo de diversão dos jovens da época, quando quermesses, procissões, jogos e piqueniques alegravam a vida de crianças, jovens e adultos, naquele bairro provinciano de então.

Para missas, batizados e casamentos, vinham, de longe, padres da paróquia de Santana e posteriormente, salesianos de Santa Teresinha.

Muitos com certeza, hão de se lembrar de nomes como Pe. Taciano, Pe.Tomanik, Pe Alexandre e tantos outros. Mas os anos foram passando e o bairro foi crescendo e a capela, inicialmente grande, foi se tornando pequena demais. Foi quando, por volta de 1950, o povo se mobilizou e, através de festas, quermesses, leilões e de um movimento chamado peditório, quando crianças, músicos e adultos iam, de casa em casa, pedindo prendas, que se iniciou a arrecadação de fundo e a construção da Paróquia, nos moldes da que existe atualmente.

O seu primeiro vigário foi o Pe. José Sukner, que tomou posse no início de 1959 tendo como colaboradores os padres Jean Claude Rousseau e Lourenço Lemay. Em 1970, o Pe. Victor Milagres Fernandes iniciou seus vinte e um anos de pastoreio nesta paróquia, época em que viu nascer uma geração inteira de filhos e filhas espirituais. Recebemos, em 1991, o Pe Maurício Luchini e, por seis anos, pudemos sentir sua amizade e presença atuante nessa comunidade, sendo substituído pelo Pe. José Roberto Abreu de Mattos, em 31 de janeiro de 1998. Nesses quarenta anos de vida, nossa paróquia viu acontecer muitas reformas e ampliações. Mas atualmente o seu forro, inclusive paredes, estavam sendo corroídos perigosamente por cupins. A fiação, com ligações feitas às pressas, ao longo dos anos, poderia ser foco de incêndio. A ventilação era insuficiente e havia necessidade de mais espaço para a assembléia. Tudo isso o Pe. Beto percebeu quando, pelas mãos do saudoso D. Joel, adentrou nessa paróquia. Vieram então os apelos para mais uma reforma. E aí veio também a resposta maravilhosa da comunidade, as rifas, eventos sociais, quermesses e principalmente a Campanha do Metro Quadrado. E eis que hoje, após tantas lutas, sacrifícios, poeiras, demolições, dívidas e suor, o interior de nossa paróquia pouco lembra daquela de anos atrás. Mais bonita, acolhedora, iluminada arejada e espaçosa e até com uma capela para o Santíssimo Sacramento. Tivemos a honra da presença de D. Cláudio Hummes, digníssimo Arcebispo da Arquidiocese de São Paulo, presidindo as celebrações litúrgicas da Dedicação e Sagração do Altar. Cada tijolo desta paróquia lembra, na sua mudez, centenas e centenas de pessoas que lutaram para a sua construção e reformas. Cada paroquiano, porém, dentro de seu coração e de sua mente, lembra com saudades dos padres que por aqui passaram dedicando, à essa comunidade, os anos de sua juventude no exercício do ministério sacerdotal. 

No dia 18 de dezembro de 2005, quarto domingo do advento, às 18h, durante a Celebração Eucarística presidida por Dom Joaquim Justino Carreira, Bispo auxiliar da Região Episcopal Sant’Ana, tomou posse como Pároco o reverendo Padre Dalmir Oliveira dos Anjos de acordo com as prescrições canônicas. 

Com especial atenção ao espaço sagrado para Celebração da Sagrada Liturgia, reformou o presbitério com assentos de mármore e pintura da Igreja por dentro e por fora. Trocou a iluminação da Igreja, colocou ventiladores, murais novos e grades nas janelas.   Construiu dentro da Igreja a secretaria paroquial e a sala do padre.

 Reformou o salão paroquial, construiu mais duas salas para uso das pastorais.

Conforme exigência da prefeitura fez as rampas de acesso à Igreja e banheiro para deficientes. Comprou móveis e eletrodomésticos para a Casa Paroquial.

Na Comunidade São Marcos reformou a parte elétrica, reformou o subsolo fez a manutenção e a conservação do prédio.

Em 09/02/2014 às 10h00, através da Celebração Eucarística presidida por Dom Sergio de Deus Borges assume o Padre Gabriel, que já conquistou a comunidade com o seu jeito simples de ser e iniciou uma nova era na comunicação da paróquia.  

Paróquia a qual faz parte 
Paróquia Santo Antônio Do Lausanne
Lugar - VF - Categoria e Nome 
Matriz Paroquial Santo Antônio Do Lausanne

Missas

Domingo
08
00
Domingo
10
00
Domingo
19
00
Segunda-feira
16
00
Quinta-feira
08
00
Sexta-feira
20
00
Sábado
17
00

Sacramentos

Batizados

Batismo 

Coordenadora: Maria Aparecida dos Santos Viana

Crisma

Crisma 

Coordenadora: Eulália

Curso para noivos

Noivos

Objetivo/Finalidade da Pastoral

- Esta “atividade Pastoral” tem por finalidade preparar os noivos para o Matrimônio e para a vida conjugal que se segue, propiciando-lhes um aprofundamento na compreensão do amor cristão, no respeito de um cônjuge pelo outro e lembrando as responsabilidades da Família para com a Sociedade e a Igreja.

- Tratando-se de um ato religioso, este serviço apresenta aos Noivos a noção do que vem a ser o Sacramento do Matrimonio, Vida de Deus na convivência familiar, portanto, alicerce para uma convivência centrada no carinho, no interesse entre as pessoas, e onde a partilha é uma das grandes ferramentas para a solidez dessa união.

- Esta preparação ao Matrimônio, longe de esgotar o tema, procura abrir aos Noivos as possibilidades que se abrem para uma convivência feliz, mostrando-lhes os caminhos para a obtenção da Graça e o alimento de vida eterna, que é a Eucaristia.

 O “Curso de Noivos”

- O “Curso de Noivos” é a principal ferramenta desta Pastoral; atende não apenas os Noivos da Paróquia de Santo Antonio do Lausanne, mas também aos casais das paróquias do Setor Imirim da Região Episcopal Santana.

- As nossas conversas tratam, principalmente, dos temas: Harmonia Familiar (diálogo, perdão, convivência); Sexualidade no Matrimônio; Testemunho de vida (valores do Matrimônio e Oração familiar); Orçamento doméstico; Aspectos do “Direito Canônico” no Matrimônio; Aspectos do Cerimonial do Matrimônio.

- As inscrições para o “Curso de Noivos” (que realizam-se a cada dois meses, a partir de fevereiro), são feitas na Secretaria paroquial (para os casais de nossa Paróquia). Os outros casais devem se inscrever na Secretaria de suas Paróquias de origem.

 Coordenação

Em nossa Paróquia, a Coordenação é do casal Roberto Antonio e Sandra Torres, com o acompanhamento do Diácono Francisco P. Monteiro.

A Equipe é composta de diversas pessoas que cooperam no planejamento, participam da apresentação do temário, da preparação do local e dos lanches servidos, bem como cuidam dos ensaios dos Noivos e do Cerimonial do Matrimônio.

 Contatos

Paróquia Santo Antonio do Lausanne: 2256-7334

santoantoniolausanne@gmail.com – www.santoantoniolausanne.com.br

 

Primeira eucaristia

Catequese

Coordenadores: Suzie Cristina de Carli S. Pereira e  Carlos Rogério Pereira

 A Catequese para Primeira Eucaristia de crianças em nossa Paróquia é Familiar.

Acreditamos que é a partir do exemplo e da participação ativa dos pais que os filhos irão descobrir o verdadeiro significado do que é ser Igreja, Comunidade dos Filhos de Deus, e aprender a vivenciar o Amor de Deus que se revela na experiência diária das relações humanas.

As crianças tem um encontro semanal aos sábados às 15:30h com a Catequista e na sequencia participam da missa acompanhadas de seus pais. 

Quinzenalmente às terças-feiras às 20h, os pais participam de encontros com o Casal Piloto.

O Sacramento da Eucaristia nos convida a uma vivência de Comunidade.

 

Catequese de Adulto

Objetivo/Finalidade da Pastoral

-  Com o objetivo de atender os adultos que pedem o Batismo, a Eucaristia, ou o Sacramento da Confirmação, a nossa Paróquia oferece este serviço a quantos nos procuram de boa vontade e dispostos a uma participação efetiva como filhos da Igreja e praticantes dos seus mandamentos.

-Tratando-se de adultos, esta preparação dá-se em 12 encontros semanais, abordando os temas: Profissão de fé, Doutrina cristã, História da Igreja, Liturgia e Sacramentos.

- Tendo a Bíblia como principal “instrumento de estudo”, ajudamos no conhecimento deste Sagrado livro: sua origem, os lugares, suas personagens, estilos literários, abreviações, e a “leitura orante” diante de Deus, sua fonte primeira. Ajudamos, sobretudo, no seu manuseio.

-   As inscrições, aceitas em qualquer época do ano, são feitas pessoalmente, com o Diácono Francisco.
 

-   Em nossa Paróquia, o responsável é o Diácono Francisco Pereira Monteiro 

  E.mail: freichicomonteiro@gmail.com

Confissões

Agendar na secretaria