Retiro da Pastoral da Comunicação PASCOM

A A
DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS DE JESUS CRISTO NA CULTURA DA COMUNICAÇÃO
Publicado em: 13/04/2017 - 13:15
Créditos: JOSÉ HENRIQUE RAMOS MONFRÉ - Coordenador da PASCOM #RegiaoSantana

No primeiro sábado e primeiro dia deste mês, a PASCOM da Região Santana realizou seu primeiro retiro espiritual, com o tema: DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS DE JESUS CRISTO NA CULTURA DA COMUNICAÇÃO.

O Retiro aconteceu, no extremo norte de São Paulo, na Casa de Formação do Propedêutico e Experiência dos Padres Saletinos, que primaram pela hospedagem. Participaram 30 membros de Pascom, representando 12 paróquias da região.

Toda a preparação e execução foi feita por membros da própria região, a começar pela equipe de apoio e cozinha, da Comunidade Instrumento de Deus, pertencente `a paróquia Nossa Senhora dos Prazeres. Equipe esta coordenada pela Juciana (Jú) e supervisionada brilhantemente pela nossa colega de Pascom, a Luciana Pinheiro.

As pregações não poderiam ser melhores pois, teve como abertura Dom Sérgio de Deus Borges, bispo auxiliar da região, abordando o tema principal do retiro, partindo de Jesus Cristo e terminando com a proposta e missão de se encontrar novos campos de missão, pois a “Pascom deve ser uma pastoral propositiva, porque convida, chama e desperta para o grande evento da fé: o encontro com o Senhor Jesus.” Dom Sérgio fez com que os agentes refletissem e deixou um denso material para reflexões permanentes.

Antes do almoço houve a pregação do Padre Salvador Armas Ruiz, Assessor Eclesiástico da Pascom, que com seu carisma Paulino e com sua vasta bagagem em comunicação, abordou o tema: O APÓSTOLO PAULO À LUZ DA COMUNICAÇÃO DIGITAL, “Sejam meus imitadores como eu sou de Cristo”. Pe. Salvador fez uma reflexão belíssima de como Paulo leva à Nova Evangelização, e dividindo sua colocação em 3(três) planos:

Conteúdo = Cristo

Forma        = multimedial

Estratégia = em rede.

Levando a reflexão que “para sermos verdadeiros discípulos missionários, como nos pede o projeto de evangelização latino-americano, devemos viver o que transmitimos...”. Pe. Salvador foi profundo e deixou como reflexão uma apostila deste seu trabalho.

Após um belo almoço e tempo de reflexão, houve a terceira pregação, com Padre Andrés Marengo, Padre Coordenador de Pastoral da Região Santana, que apresentou e refletiu sobre a Carta Pastoral VIVA A MÃE DE DEUS E NOSSA! de Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo. Neste Ano Mariano, Pe. Andrés encaminhou uma reflexão sobre a missão de Maria em apresentar o Cristo.

O Retiro contou também com a visita de Padre Luiz Claudio de Almeida Braga, Assessor/Coordenador da Pascom Arquidiocesana, que foi levar seu apoio e sua mensagem de união e pertença da pastoral à família arquidiocesana.

Para terminar o dia a Santa Eucaristia co-celebrada por Padre José Ronnes dos Santos Santana, da Comunidade Beato Frei Cláudio Granzotto, e Pe. Salvador.