Pastoral da Saúde passa sua experiência à cidade de Tapiratiba (SP)

A A
Formação sobre Pastoral da Saúde foi realizada na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Tapiratiba (SP)
Publicado em: 05/10/2015 - 16:30
Créditos: Diac Francisco Gonçalves com fotos da Pastoral da Saúde

A Pastoral da Saúde da Região Santana partiu em missão, dias 19 e 20, para Tapiratiba (SP), para ajudar na formação da equipe pastoral daquela cidade.

A equipe composta por José Gimenes, Paulo Moura e Diego Machado, membros formadores da Pastoral da Saúde da Arquidiocese de São Paulo, responsável pela formação dos leigos que chegam à pastoral pela primeira vez, pôs-se em saída a pedido da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Tapiratiba, localizada no interior de São Paulo, próxima ao município de Caconde.

Tapiratiba soma, hoje, 13 mil habitantes e a paróquia, pertencendo à Diocese de São João da Boa Vista, e administrada desde 1983, pelo pároco, Padre Luiz Carlos Gonçalves, possui uma vida católica bastante intensa.

Preocupados com a formação dos seus agentes da Pastoral da Saúde, a coordenação local solicitou à Arquidiocese de São Paulo um curso que transmitisse as experiências de uma cidade grande. Nesse sentido, Gimenes, Paulo e Diego, em suas palestras, abordaram as três dimensões da pastoral (Solidária, Comunitária e Político-Institucional), refletindo à luz dos doentes encontrados no Evangelho e transladando-os para a realidade de hoje.

“Foi uma experiência muito enriquecedora! Que Nosso Senhor abençoe toda a cidade e seus enfermos, cujos nomes foram apresentados durante a Liturgia da Santa Missa. E nós, equipe Arquidiocesana da Pastoral da Saúde, agradecemos a Deus pela oportunidade da troca de realidades tão distintas; e pedimos que o Senhor nos fortaleça sempre na missão do anúncio”, declarou Diego.