Paróquia São Roque evangeliza há 50 anos no Imirim

A A
Dom Odilo presidiu missa no jubileu de ouro da Paróquia São Roque do Imirim, no sábado, 22
Publicado em: 28/07/2017 - 13:45
Créditos: Redação

Giuseppe Daleo

Com missa presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, e concelebrada pelo Padre Antonio Lima da Silva, Pároco, a Paróquia São Roque, no Setor Pastoral Imirim, encerrou as festividades pelo seu jubileu de ouro, no sábado, 22. 

Os 50 anos de evangelização tiveram início quando o Padre Bernardo Gora, pertencente à Sociedade Missionária São Patrício, da Irlanda, procurou os dirigentes da Sociedade Amigos do Imirim para saber se na sede social, que é o Centro Esportivo n.2 do SESI, seria possível realizar missas aos domingos. Com a aprovação da diretoria, o Padre começou o trabalho missionário. Na medida em que as celebrações se realizavam, mais o povo se motivava a construir uma igreja, pois o espaço ficou pequeno para a quantidade de pessoas que iam à missa dominical. Nascia, então, na rua João Roque, em um terreno doado pela família Rocchi, a igreja, cujo patrono seria São Roque. 

Em 21 de julho de 1967, Dom Paulo Evaristo Arns, então Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Norte, presidiu a missa em que leu o documento de criação da Paróquia, e deu posse ao Padre Bernardo como Vigário Paroquial.

Coube ao Padre Kirian Ridge, mais conhecido como Padre Kirano, construir a nova igreja e fundar diversas comunidades. Ele foi substituído, depois, pelos sacerdotes irlandeses Michael Byrner e Anthony Scallan, que, posteriormente, entregaram a responsabilidade paroquial para os padres diocesanos, que deram continuidade à evangelização: Antonio Portilho, José Arnaldo Juliano, José Chapron, Adailton Costa, Fernando Moreira e, atualmente, Padre Antonio. 

Da Paróquia surgiram duas vocações sacerdotais: Padre Cristiano Roberto e Padre Adriano Robson, que foi ordenado na igreja no ano de 2007.