“Misericordiosos como o Pai” é programa de vida para o clero

A A
Padre Augusto César Pereira, SCJ, assessorou encontro do clero de Santana com apresentação da bula de proclamação do Jubileu da Misericórdia
Publicado em: 25/06/2015 - 18:30
Créditos: Diácono Francisco Gonçalves

Padres e diáconos se reuniram, dia 16, na Cúria de Santana, com Dom Sergio de Deus Borges, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Santana, para refletirem a “Misericordiae Vultus: O rosto da misericórdia”, bula de proclamação do Jubileu extraordinário da misericórdia publicada pelo Papa Francisco.

A assessoria foi feita pelo Padre Augusto César Pereira, SCJ, que fez uma síntese do documento, fornecendo uma chave facilitadora de compreensão, mas que conforme ele expressou não dispensa a meditação e o testemunho.

“O contexto da celebração do Ano da Misericórdia está no mergulho no projeto de amor misericordioso de perdão do Pai para a salvação da humanidade”, expressou Padre Augusto ao fazer uma análise da vinculação entre a missão de Jesus e a missão de Igreja por ele fundada. Como ele não iria permanecer na terra a nomeou para dar continuidade ao projeto.

Padre Augusto, em sua apresentação, evidenciou que o Concílio Ecumênico Vaticano 2º (1962-1965), está na linha de continuidade da Igreja com o projeto do Pai. Nesse sentido, na abertura do concílio o Papa João 23 já sinalizava: "Muitas vezes a Igreja condenou os erros com a maior severidade. Hoje, a Esposa de Cristo usa o remédio da misericórdia: julga satisfazer melhor às necessidades de hoje mostrando a validade de sua doutrina mais que condenando erros, como mãe amorosa, cheia de misericórdia com os filhos separados”.

Cinquenta anos depois, Papa Francisco consciente dessa continuidade inaugura o Ano da Misericórdia usando a linguagem da misericórdia desejada por João 23.

A abertura do Ano Santo se dará na festa da Imaculada Conceição e terminará na Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo, em 20 de novembro de 2016. Durante todo o ano jubilar ocorrerão diversas comemorações.

Padre Augusto concluiu sua palestra dando as palavras chaves: “Somos herdeiros e continuadores fiéis ao projeto misericordioso do Pai em nosso tempo”.

Em seguida, na reunião do clero, Carlos Campos apresentou a Pastoral das Pessoas com Deficiência e presenteou Dom Sergio com o Novo Testamento em Braile.