Irmã Bernadete: 50 anos de consagração a Deus e amor ao próximo

A A
<p>Religiosa da Congregação Irmãs Carmelitas Missionárias de Santa Teresa do Menino Jesus celebra ação de graças em missa presidida por Dom Sérgio</p>
Publicado em: 20/02/2015 - 09:15
Créditos: Jornal O SÃO PAULO - Edição 3039

A Paróquia Nossa Senhora do Loreto, na Vila Medeiros, ficou repleta de consagrados, e fiéis para comemorar, no dia 7, os 50 anos de vida religiosa de Irmã Bernadete (Naoko Hiraima), da Congregação Irmãs Carmelitas Missionárias de Santa Teresa do Menino Jesus, cujo carisma é participar da obra de evangelização, sobretudo na promoção dos jovens, crianças e famílias. Irmã Bernadete passou esses anos nessa família religiosa fundada em 1925, em Santa Marinella, em Roma, pela Beata Maria Crucifixa Cúrcio e pelo Padre Lourenço Van den Eernbeemt, O.Carm.

Antes da missa em ação de graças pela vida consagrada da Irmã Bernadete, que foi presidida por Dom Sergio de Deus Borges, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Santana, a comunidade realizou, entre os dias 4 e 6, tríduo preparatório ao jubileu de ouro com o tema: “Chamadas a seguir e servir a Cristo na vida religiosa consagrada”.

Dom Sergio, na homilia, ressaltou a importância da vida consagrada e falou dos homens e mulheres religiosos que têm missão de anunciar o Evangelho. O Bispo apontou que, diferentemente de outras profissões ou funções, não se vê nenhum religioso ou religiosa afastar-se de sua missão por aposentadoria, pois eles dedicam as próprias vidas à missão evangelizadora.

Filha de um pastor budista vindo do Japão, Irmã Bernadete recebeu ao nascer, no Estado de São Paulo, o nome de Naoko Hiraima, mas aos 8 anos, obteve a permissão de seu pai para que fosse batizada no catolicismo. Vivendo em Nova Esperança (PR), conheceu as Irmãs Carmelitas, e quando tinha 25 anos, decidiu ser religiosa e assim realizou o sonho de infância: dedicar a própria vida no serviço aos outros como missionária e educadora. Em 1965, fez sua primeira profissão religiosa.

“Essa é uma irmã do povo. Ela visita os doentes procurando cuidar da saúde deles com as ervas medicinais colhidas no jardim do convento, junto das flores que ela cuida. Irmã Bernadete está sempre atenta à caridade, utilizando-se do seu carisma da comunicação. Seu jubileu tem a ver com a ação das carmelitas na Vila Medeiros”, expressou Maria Inês Leandro, vice-tesoureira do Conselho Nacional do Laicato do Brasil da Região Episcopal Santana.