Iniciação à vida cristã é resposta à crise de fé

A A
Padres e diáconos atuantes na Região Santana se reuniam em manha de formação onde foram detalhadas ações para a implantação do catecumenato nas paróquias
Publicado em: 16/11/2017 - 12:00
Créditos: Redação
Diacono Francisco Gonçalves

Padres e diáconos atuantes na Região Santana estiveram reunidos, no dia 7, na cúria regional, com Dom Sergio de Deus Borges, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Santana. 

Durante o encontro, Frei João Fernandes Reinert, OFM, proferiu palestra sobre a Iniciação à vida cristã, evidenciando que, atualmente, existe na sociedade uma crise de fé, em que esta não é mais um “pré-suposto”. Para responder missionariamente a essa realidade, Frei Reinert apontou que se deve perceber os elementos de conversão pastoral na metodologia catecumenal. Se antes da crise, a função da Catequese era ensinar a doutrina e a da paróquia era sacramentalizar, agora é necessário compreender o catecumenato como resposta, pois o anúncio do querigma da pessoa de Jesus Cristo é a base da fé cristã. Nesse sentido, a ação de Catequese deve, além de ser individual, assumir a evangelização, viver o querigma e usar a mistagogia. 

Durante a palestra, foram detalhadas ações para a implantação do catecumenato nas paróquias. 

No final do encontro, o Padre Eduardo Coelho homenageou o Padre Dorvalino José da Silva, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, no Setor Pastoral Vila Maria, que partirá para a cidade de Moema (MG). Na ocasião, foi enaltecido o passado de engajamento do Padre Dorvalino em prol da evangelização.