“Encontrar com Cristo é deixar-se encontrar por ele”, dizem jovens do Setor Medeiros

A A
Jovens participam de missa presidida por Dom Sergio durante a segunda etapa do 27 º Encontro de Jovens com Cristo
Publicado em: 30/07/2015 - 17:00
Créditos: Diácono Francisco Gonçalves com foto de Marilena Braga

Durante o final de semana, nos dias 25 e 26, jovens do Setor Medeiros participaram da segunda etapa do Encontro de Jovens com Cristo (EJC), nas dependências da Escola Estadual Prof. Victor dos Santos Cunha, ao lado da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Setor Medeiros.

Dom Sergio de Deus Borges, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Santana, presidiu missa na manhã do domingo dando motivação a essa juventude para desenvolver seu papel de discípulo missionário de Jesus Cristo.

Antonio e Marilena Braga, da equipe coordenadora do encontro, explicam que o Setor Medeiros realiza há 20 anos esses encontros. O atual, 27º ECJ 2ª etapa, contou com a participação de 55 jovens, enquanto, outros 270 trabalharam para a realização do evento em atividades como cozinha, visitas, limpeza, etc.

A cada ano, o Setor realiza dois encontros de primeira etapa e um de segunda. O próximo encontro de primeira etapa será em novembro do corrente ano.

O EJC teve sua origem no Encontro de Casais com Cristo (ECC) quando, em 1970, em São Paulo, foi desenvolvido pelo Padre Afonso Pastore para atender as demandas da Pastoral Familiar Paroquial. Ele busca ser instrumento para evangelização da juventude em um novo ardor missionário, apresentando ou reaproximando jovens a partir de 17 anos de um caminho sinalizado por Nosso Senhor Jesus Cristo. Este movimento tem como prioridade, formar jovens que se preocupem com a ação pastoral e com o aprofundamento espiritual.

Assim, na primeira etapa, o jovem é levado a um encontro com a pessoa de Jesus Cristo. É um momento de aproximação ou reaproximação com Cristo, um despertar, e tem o propósito claro de evangelizar, conforme o Concílio Vaticano II orienta. Já a segunda etapa, busca orientar o jovem a inserir-se na ação pastoral da Igreja, através de uma participação bastante ativa em suas atividades religiosas, sociais e de caridade ao próximo.