Dom Sergio e Pastoral Carcerária evangelizam nas penitenciárias

A A
As cinco unidades prisionais em Santana receberam visita do bispo na Semana Santa
Publicado em: 12/04/2016 - 15:15
Créditos: Diácono Francisco Gonçalves com colaboração de fotos de Eliana Rocha

A Pastoral Carcerária da Região Santana continua com seu trabalho permanente de evangelização, que vai além das visitas semanais às cinco unidades prisionais que estão situadas na Região.

“Ao adentrarmos nos presídios para visita de escuta às pessoas presas, homens ou mulheres, além de rezarmos com elas, continuamos numa postura apostólica catequizando-as e preparando-as para receber os sacramentos e, principalmente, levando ao cárcere as visitas de sacerdotes, diáconos, seminaristas, religiosas e leigos”, informa Eliana Rocha, coordenadora da Pastoral Carcerária.

Dom Sergio de Deus Borges, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Santana, tem apoiado fortemente essas ações, além de ele próprio participar dessas visitas. Inclusive, na última Semana Santa, Dom Sergio presidiu missas em todas as unidades prisionais localizadas na Região, desde celebrações com os funcionários do sistema prisional, até com presos.

Dom Sergio esteve, dia 22 de março, celebrando para os funcionários do hospital penitenciário, aonde além de ungir e levar conforto aos enfermos encarcerados, atendeu a diversas confissões, abrindo, assim, o ano santo da misericórdia nos presídios da Região. Na Sexta Feira Santa, dia 25 de março, o bispo esteve na Penitenciária Feminina de Santana atendendo confissões das reeducandas, abençoando o interior da unidade prisional e acompanhando a pastoral nas seis via sacras que foram realizadas nas unidades prisionais.

“Em atitude profética procuramos ir além das visitas religiosas, pois entendemos que a vida da pessoa presa vai muito além dos muros e grades dos presídios. Por isso, visitamos com frequência também os familiares das pessoas presas em suas residências e visitamos também abrigos para menores, onde muitas vezes estão os filhos menores dos presos”, informa Eliana.