"Criança ajuda e evangeliza criança" há 172 anos.

A A
Crianças da Infância Missionária participam de oficina sobre o trabalho missionário na Ásia na Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Vila Albertina
Publicado em: 19/08/2015 - 15:30
Créditos: Diácono Francisco Gonçalves

Para celebrar os 172 anos de fundação da Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM), representantes de todas as regiões episcopais da Arquidiocese de São Paulo estiveram presentes durante o domingo, dia 16, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Vila Albertina.

Recepcionados pelo pároco, Padre Adailton Costa, cerca de 180 crianças e monitores tiveram atividades recreativas e oficinas, tendo como tema a Ásia, enfocando os aspectos missionários e culturais.

A IAM foi criada há quase dois séculos e possui hoje cerca de três mil projetos envolvendo crianças e adolescentes em 130 países. Fundada pelo bispo francês Dom Carlos Forbin-Janson, em 19 de maio de 1843, na cidade de Nancy, França, a IAM nasceu do olhar sensível do Bispo para com as crianças chinesas da época, que viviam em situação de miséria e sofrimento.

Dom Carlos incentivou as crianças da França a ajudarem outras crianças recitando uma Ave-Maria por dia e doando um dinheiro por mês, para auxiliar crianças necessitadas. Era a primeira vez na história que a Igreja confiava às crianças um papel missionário específico. E este continua sendo o carisma essencial, por isso, a IAM tem como lema: "criança ajuda e evangeliza criança", "adolescente ajuda e evangeliza adolescente".

Embora tenha nascido para socorrer as crianças chinesas, a iniciativa logo abriu seus horizontes para o mundo inteiro. Ao morrer, em 11 de julho de 1844, Dom Carlos viu sua iniciativa estabelecida em 65 dioceses.

A IAM chegou ao Brasil pela primeira vez em 1848. Após mais de um século adormecida, começou a ser resgatada em 1955, porém, sem grande repercussão no meio católico. O retorno de suas atividades concretizou-se nos anos 1990, quando a Obra celebrou os 150 anos de fundação no mundo. Atualmente, no Brasil, existem cerca de 30 mil grupos envolvendo mais de 600 mil crianças e adolescentes.