Clero e leigos discutem ações pastorais em Assembleia Regional

A A
Durante evento, Padre Paulo Gil falou sobre animação bíblica que deve ser uma das prioridades da Região Santana
Publicado em: 08/10/2015 - 18:00
Créditos: Diácono Francisco Gonçalves

Dom Sergio de Deus Borges, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Santana, abriu a Assembleia Regional, dia 3, na Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus.

A Assembleia Regional culminava os diversos encontros realizados nas paróquias e, por sua vez, nos nove Setores em que está dividida a Região Santana, para apresentar sugestões, conforme expôs Dom Sergio, com criatividade no sentido de esforço para levar a missão do Evangelho a todos.

Dentro desse objetivo, Padre João Luiz Miqueletti, coordenador regional de pastoral, fez a avaliação das reuniões dos Setores, para, em seguida, convidar Padre Paulo César Gil, coordenador regional de animação bíblico catequética, para falar sobre o tema “Igreja, lugar da Animação  Bíblica  da Vida e Pastoral”, que vai ser umas das urgências de atuação da Região.

Na sua exposição, Padre Paulo disse que é necessário resgatar a animação bíblica na ação missionária, ou seja, que a ação pastoral seja a partir de Jesus Cristo para que algo aconteça, para que o testemunho seja mais forte  no sentido de profecia.

Foram todos convocados pelo palestrante a realizar dois passos: assumir a Palavra como alma de evangelização  e introduzir a animação bíblica pastoral, para que a Igreja seja lugar de alimento da Palavra e  da ação pastoral com os seguintes objetivos: formação, oração e anúncio.

Após a palestra de Padre Paulo, os participantes foram reunidos por Setor para apresentarem sugestões para favorecer a animação bíblica na Região.

Padre João  Luiz recolheu as sugestões apresentadas pelos grupos, dentre as quais:  leitura bíblica em cada início de reuniões; estimular nas redes sociais a divulgação de leituras bíblicas; encontros para esclarecer e manusear a Bíblia;  Escola Bíblica em cada Setor mensalmente e itinerante nas casas; formações para leitores; divulgação da Escolas de Teologia nas paróquias; criar espaço para leitura orante e valorizar nas homilias a Palavra de Deus; criação de uma comissão regional para a formação por Setores.

Dom Sergio concluiu a assembleia salientando a importância  de se promover a criação de uma escola de leitura bíblica e orante e da revisão dos grupos de preparação de batismo e matrimônio para verificar como a Palavra de Deus está inserida naquelas formações.