Catequistas aprimoram conhecimentos sobre iniciação à vida cristã

A A
Entre os dias 9 e 12, a equipe de Animação Bíblico-catequética da Região Santana realizou o encontro anual de catequistas da Região.
Publicado em: 20/02/2015 - 15:30
Créditos: Jornal O SÃO PAULO - Edição 3039

Entre os dias 9 e 12, no auditório da cúria regional, a equipe de Animação Bíblico-catequética da Região Episcopal Santana realizou a Semana Catequética 2015, o encontro anual de catequistas da Região.

“Essa semana é um primeiro momento de formação continuada dos catequistas dentro do Projeto de Iniciação à Vida Cristã. Mais uma vez, nos preparamos para um momento favorável de formação e confraternização. Facilitar o encontro dos catequizandos com Jesus pode produzir um impacto na vida deles. Será o início de uma nova realidade, mas é necessário abrir o coração e deixar que conduza os nossos passos, motivando-nos para um novo agir”, expressou, no convite aos catequistas, o Padre Paulo Cesar Gil, pároco da Paróquia Menino Jesus e assessor da Animação Bíblico-catequética da Arquidiocese.

O evento procurou implementar o processo de iniciação à vida cristã. Na abertura, no dia 9, Padre Paulo Gil abordou em sua exposição “Quem é Jesus: o Caminho”, tendo por base o Evangelho de Marcos.
Dom Sergio de Deus Borges, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Santana, foi o assessor da segunda noite, falando sobre o encontro pessoal com Jesus, sob o enfoque da exortação apostólica Evangelli gaudium, do Papa Francisco.

O Padre João Luiz Miqueletti, pároco da Paróquia Sant’Ana e coordenador regional de pastoral, no dia 11, discorreu sobre o encontro na comunidade de Jesus, tendo por base o Documento 100 da CNBB — Comunidade de comunidades: uma nova paróquia.

O encerramento, no dia 12, teve a Gaudium et Spes, do Concílio Vaticano 2º, como base para o tema “A vida e missão da comunidade dos discípulos de Jesus”, com assessoria de Glaucia Gabriela.

O evento foi destinado aos agentes de pastoral envolvidos no processo de iniciação à vida cristã, para que possam atuar como multiplicadores nas paróquias e comunidades. Segundo Padre Paulo Gil, ao longo do ano serão realizados encontros mensais de formação para as equipes de coordenação, abordando os sacramentos Batismo, Eucaristia e Confirmação. Em abril, ocorrerá um encontro para projetar as equipes paroquiais de iniciação à vida cristã. Depois, haverá o retiro para os catequistas e, em setembro, novamente, serão promovidas quatro noites de formação bíblico-catequética.