Ação social da Paróquia São Benedito beneficia 460 pessoas

A A
O programa surgido em 1961 por iniciativa de um grupo cristão, hoje é regido pela Congregação fundada por São Leonardo Murialdo e beneficia 460 pessoas
Publicado em: 13/09/2017 - 13:30
Créditos: Redação
Arquivo Pessoal

A ação social da Paróquia São Benedito, no Setor Pastoral Jaçanã, surgiu em 1961, quando a igreja ainda era uma capela da Paróquia Santa Terezinha, por iniciativa de um grupo de cristãos, motivados pelo Padre Antônio Lazzari, camiliano. Em 16 de outubro de 1966, com a criação da Paróquia, a administração passou aos padres da Congregação de São José (Josefinos de Murialdo). 

Atualmente, sob o carisma da Congregação fundada por São Leonardo Murialdo (1828-1900), são assistidas 460 pessoas. São Murialdo afirmava: “O que há de mais importante na sociedade são as crianças e o que é mais importante nas crianças é o coração. Eduquemos, pois, o coração”. Ele desenvolveu na ação social a pedagogia do amor, aplicada por pensadores da educação no século XVII

“A pedagogia do amor é um estilo educativo que convida o professor a se converter em educador. Para Murialdo, o educador deve ser um amigo, irmão e pai de seus educandos e, assim, alcançar uma relação pedagógica baseada na confiança, no respeito e afeto”, disse o Padre Severino Lisboa Campos Filho, Vigário da Paróquia São Benedito. 

O Centro de Desenvolvimento Social Produtivo São Benedito (Cedesp) realiza cursos de capacitação profissional para pessoas de 15 a 59 anos, em situação de vulnerabilidade social, com duração de cinco a seis meses, nas áreas de administração, informática, técnicas comerciais, organização de eventos, turismo e recreação.

“O Cedesp acredita na força da juventude e de seu potencial, e, por isso, proporciona aos jovens o caminho e a diretriz para que possam se descobrir e se redescobrir como indivíduos autônomos e fortalecidos. Um trabalho transformador, idealizado por pessoas que acreditam na juventude e no amor como metodologia pedagógica”, afirmou Giselle Guarda, Gerente do Cedesp.