2 mil pessoas participam de concentração missionária no Setor Medeiros

A A
Dom Sergio preside missa de abertura das missões no Setor Medeiros na quadra da Escola de Samba Unidos da Vila Maria
Publicado em: 27/04/2016 - 16:45
Créditos: Diácono Francisco Gonçalves

A quadra da Escola de Samba Unidos da Vila Maria recebeu, dia 21, cerca de dois mil paroquianos pertencentes às oito paróquias que compõem o Setor Medeiros para participar da 1ª Concentração Missionária, que teve o objetivo de iniciar as Santas Missões Populares do Setor, dentro da metodologia do projeto missionário do Padre Luiz Mosconi.

“Esse é um sinal de comunhão e testemunho da alegria do Evangelho”, diz entusiasmado Padre Vicente Borges, msj, coordenador do Setor Medeiros, diante da intensa participação, desde o início da tarde, e que culminou com a missa solene presidida por Dom Sergio de Deus Borges, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Santana, e ao final, com show musical com o Padre Juarez de Castro.

Padre Jorge da Silva foi o mestre de cerimônia e que destacou as diversas pastorais que atuam no Setor.

“Essa é uma abertura para a visitação às famílias, de uma Igreja em estado de saída. E esse evento serve para mostrar a todo o Setor a importância dessa vida missionária e comunitária e motivar todos para o retorno à nossa essência de discípulo missionário de Jesus Cristo”, diz Padre Silvano Alves dos Santos, MSJ.

Importante ressaltar a participação de todos os padres do Setor para o sucesso do evento.

“Em 2015, com os padres do Setor e também no Conselho de Pastoral Setorial, com o apoio de Dom Sergio Borges, estudamos e refletimos algumas propostas de missão popular. E um dos frutos dessas reuniões foi a realização de um encontro dos fiéis das oito paróquias de nosso Setor. A concentração tem como objetivo criar ainda mais um espírito de mobilização e conscientização missionária. Uma igreja que vai ao encontro das pessoas, como tanto o Papa Francisco tem nos orientado”, informa e convida a todos para participar o Padre Vicente Paulo Moreira Borges, msj, coordenador do Setor Medeiros.

Setores Vila Maria e Medeiros estão em missão permanente

Em 2016, as paróquias do Setor Vila Maria entraram no terceiro ano do projeto missionário das Santas Missões Populares.

“Neste ano esperamos consolidar a missão em nossas paróquias, em que somos chamados a priorizar as atividades missionárias frente às atividades pastorais e, para isso, realmente temos que ter perseverança para realizar este projeto’, diz Padre Antonio dos Santos Dias, um dos coordenadores.

Em março, foi realizado na Paróquia Nossa Senhora da Candelária o retiro das Santas Missões Populares do Setor, assessorado pelo fundador do projeto missionário, Padre Luiz Mosconi.

“Cada vez que saímos às ruas para as visitas missionárias, sentimos o quão importante e necessário é este trabalho para nossa comunidade: mais do que mudar algo ao nosso redor, tivemos primeiro que mudar quem somos”, diz Simone Costa, uma das participantes.

Nos meses de setembro e outubro, será realizada a Grande Semana Missionária do Setor Vila Maria, com finais de semana dedicados às missões.