Todos são chamados à plenitude de cristãos leigos na Igreja e na sociedade

A A
2º Café Teológico na Região Episcopal Lapa tem como foco o estudo do Documento CNBB -105
Publicado em: 24/03/2017 - 14:00
Créditos: Jornal O SÃO PAULO


Na manhã do sábado, 18, o Conselho de Leigos da Região Episcopal Lapa, coordenado por Maura Araujo dos Santos e Leila de Castro, realizou o 2° Café Teológico, na Paróquia Nossa Senhora da Lapa, no Setor Pastoral Lapa.

Participaram da atividade os membros das pastorais, que estudaram o Documento CNBB 105 “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da Terra e Luz do Mundo (cf. Mt 5, 13-14)”, com assessoria de Marcia Sgnorelli, integrante do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), atuante na Arquidiocese de Campinas. Também participou o senhor Carlos Sgnorelli.

Marcia, em conversa com a Pastoral da Comunicação da Região Lapa, disse que o estudo do documento ajuda a compreender o que é ser cristão leigo e leiga atualmente e toda a dimensão do ser Igreja no mundo e de trazer o mundo para dentro da Igreja, sendo essa a questão primordial que faz com que cada cristão reveja seu papel enquanto sujeito eclesial.

Marcia lembrou que “há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo: diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo; diversos modos de ação, mas é o Senhor que realiza tudo em todos” (1 Cor 12, 4-7).

A palestrante refletiu que a graça do Batismo é a mesma para os que recebem; por ele, todos têm a mesma dignidade pela graça de Deus. Portanto, diferenças e distinções entre os cristãos (por exemplo, ser papa, bispo, padre, diácono, religioso ou leigo) não fazem com que alguém seja melhor ou pior na Igreja de Deus, apesar de cada um ter seu papel próprio e inalienável. Marcia disse ainda que a Igreja não será completa se não tiver de cada um de seus batizados a compreensão e a vivência da sua própria vocação, já que todas as vocações são pilares que a sustentam.