Primeira Turma de Curso Direito Matrimonial e processual canônico

A A
Direito Canônico
Publicado em: 20/07/2017 - 11:00
Créditos: Redação

Formatura da primeira turma de curso livre de Direito Matrimonial e Processual Canônico

JORNALISTA  BENIGNO NAVEIRA COLABORADOR DE COMUNICAÇÃO DA REGIÃO

 

Com a participação de 200 alunos, entre padres, diáconos e leigos, das Regiões Episcopais da Arquidiocese de São Paulo e outras Dioceses,o Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de São Paulo e a Faculdade de Teologia –PUC/SP formou a primeira turma do o curso livre de Direito Matrimonial e Processual.

Representando a Região Episcopal Lapa, participaram do curso: Padre Edilberto Alves da Costa, Padre Ailton dos Santos, Padre João Carlos Borges, Padre Amado Lopes de Carvalho, Padre Frei Alcimar Fioresi, Diácono Antonio Geraldo de Souza, Diácono Marcos, Diácono Claudio, Diácono Paulo e Jornalista Benigno naveira

 

O curso livre de “Direito Matrimonial e Processual Canônico”, foi oferecido pelo tribunal Eclesiástico  Interdiocesano de São Paulo-TEI, com o apoio da Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC, para formação de agentes da Pastoral Judiciária. O curso Foi realizado nas pendências da Cúria da Região Episcopal Sant´Ana da Arquidiocese de São Paulo, que iniciou em 31 de março a 13 de julho, com  a duração de quatro meses, somente as quintas-feiras, em dois períodos (manhã e noite). O curso foi coordenado pelo Vigário Judicial de São Paulo, Monsenhor Dr. Sérgio Tani e teve como professores: Emmo. Sr Cardeal  Dom Odilo Pedro Scherer; Exmo. Dom Sergio Borges de Deus, Bispo Auxiliar de São Paulo, na Região Episcopal Santana; Mons.  Dr. Sergio Tani, Vigário Judicial de São Pauo; Padre Dr. Everton Fernandes Moraes, Professor da Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo; Padre Dr. Vicente Gilson dos Santos, Professor de Direito Canônico São Paulo Apóstolo; Padre Dr. José Eduardo de Oliveira, Dr. Em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade da Santa Cruz- Roma.  O objetivo do curso foi a capacitação de agentes de pastorais para atuar nas Câmaras Eclesiásticas e realizar investigação pré-judicial  ou pastoral em favor dos fiéis separados ou divorciados que desejam iniciar o processo de Declaração de Nulidade Matrimonial (MIDI – regras processuais 2 e 3).

O encerramento do curso aconteceu na noite de quinta-feira, 13, na Cúria da Região Episcopal Sant´Ana, iniciando com a missa na Capela São José  presidida pelo Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer , Arcebispo  Metropolitano de São Paulo. E concelebrada com a participação de varios padres. O Cardeal em sua homilia demostrando seu contentamento e alegria, parabenizou  a todos os participantes do curso, e lembrou a importância desse curso para formação destes agentes de Pastoral Judiciária, que irão realizar esse trabalho, com a intenção de ajudar os casais separados ou divorciados que queiram regularizar sua situação perante a Igreja. Antes da benção final Monsenhor Sergio, homenageou o Cardeal Dom Odilo  que recebeu das mãos de um aluno uma placa de agradecimento, em seguida o Monsenhor Sergio convidou Dom odilo para fazer  a entrega de alguns certificados de declaração de participação para alguns alunos que representaram todos os participantes do curso. Foram homenageados  também as secretárias do curso Maria e Izabel, e a aluna Judite representando todos integrantes do curso  recebeu um abraço do Cardeal Dom Odilo.

Após a benção final foi oferecido um coquetel, onde aconteceu a entrega dos certificados aos participantes.