Posse como terceiro Arcebispo Metropolitano

A A
Sorocaba tem novo Arcebispo
Publicado em: 27/02/2017 - 17:00
Créditos: Redação

Dom Julio Endi Akamine toma posse como terceiro arcebispo metropolitano

Neste 25 de fevereiro de 2017, a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Ponte acolheu seu terceiro arcebispo, Dom Julio Endi Akamine, SAC, foi recebido já nas escadarias da Catedral; enquanto isso padres e diáconos paramentados aguardavam em fila para o início da celebração. O pároco da Catedral Metropolitana, Pe. Tadeu Rocha de Moraes aguardava a chegada da comitiva com a presença Dom Eduardo e Dom Julio. Ao chegar a comitiva foi conduzida à porta da Catedral para serem cumprimentados pelo Prefeito José Crespo e demais autoridades municipais. Também esteve presente o diretor do Fórum e da 10ª Região Administrativa Metropolitana, Hugo Leandro Maranzano.

 

 

 

Dentro do cerimonial previsto, Pe. Tadeu apresentou ao Arcebispo Eleito o crucifixo para que fosse osculado e, em seguida, o aspersório. Após Dom Julio aspergir a si e ao povo, juntamente com Dom Eduardo e Pe. Tadeu, e acompanhados pelo corredor central por oficiais em traje de gala, Dom Julio se dirigiu à capela do Santíssimo Sacramento para um breve momento de oração.

_MG_5711A saudação inicial foi feita por Dom Eduardo e em seguida todos se sentaram para a acolhida aos bispos feita pelo padre Tadeu, foram mais de 20 bispos presentes, incluindo o Cardeal de São Paulo Dom Odilo Scherer. Até este momento, Dom Eduardo ainda estava sentado na cátedra, ao lado de Dom Julio. A apresentação e leitura das Letras apostólicas foi feita pelo atual chanceler do arcebispado, Diácono José Paulo Macedo, documento assinado pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello oficializando a transmissão de cargo. Dom Eduardo recebe então o báculo e, após breves palavras, entrega-o a Dom Julio, assim como o apresenta a cátedra. Está feita a transição.

Padre Ricardo Vaz em nome do presbitério sorocabano, saudou ao novo arcebispo dizendo da alegria em poder dizer ‘seja bem vindo’. “É com imensa alegria, que representando todos os presbíteros de nossa amada Arquidiocese de Sorocaba venho vos dar as boas vindas. Louvamos a Deus pelo sim que destes ao Senhor e à nossa Igreja. Nos sentimos felizes e presenteados pela Graça Divina, justamente nesse ano em que a Igreja de Sorocaba comemora seus Vinte e Cinco Anos como Arquidiocese”.

“Eis-nos aqui reconhecendo a autoridade que vos é dada pela nossa Santa Igreja e lembrando a promessa que fizemos no dia de nossa ordenação de respeito e obediência ao episcopado local. Alegria, acolhida e obediência. Esse é o sentimento de todos nós, presbíteros de Sorocaba. Nos colocamos ao vosso serviço, rogando a intercessão da Virgem da Ponte, para que a Vontade Divina se confirme sempre por meio de vosso pastoreio. Seja muito bem-vindo. Nossa Igreja vos acolhe com amor”, disse padre Ricardo em sua breve mensagem.

_MG_6103Seguindo a Liturgia da Palavra, Ir. Maria Regina fez a primeira leitura e o Diácono Laerte proclamou o Evangelho. Em sua homilia, Dom Julio Endi falou sobre a missão do bispo. “Ao iniciar o preparo dessa homilia eu tive um bloqueio, homilia para uma missa de posse é como uma final de Copa do Mundo entre Brasil e Argentina… Fui perguntado por um repórter sobre qual seria o meu ‘plano de governo’ e fiquei pensativo, mas respondi: fazer a vontade de Deus, é isso que um bispo deve fazer… conhecer o que Deus quer, isso é o que nos da a alegria da vida”.

Sendo transmitida ao vivo pela Rede Vida de Televisão, a celebração seguiu com o rito eucarístico como de costume e ao final, Dom Julio deu a Benção Solene. Após a procissão de saída, Dom Julio se posicionou nas escadarias para fotos com o povo presente e para receber os cumprimentos de todos.

 

A celebração teve ainda a presença de diversas paróquias e também de familiares de Dom Julio, especialmente a mãe Dona Rosa, membros da Paróquia Nossa Senhora da Lapa (SP), e ainda, representantes da Pastoral Nipo-brasileira. Dom Julio é o primeiro bispo nipo-brasileiro.

Os cantos ficaram a cargo do Coro Arquidiocesano de Sorocaba juntamente aos membros do Coro Paroquial do Centenário, da Paróquia São José de Cerquilho.

16996428_1927713987458807_5051073516052440328_n

 

GALERIA DE FOTOS AQUI – CRÉDITOS: PASCOM ARQUIDIOCESANA