Pastoral vocacional regional conta com a experiência do Padre Élio Vigo

A A
Pastoral da comunicação da região Lapa conversou com padre Élio Vigo sobre trabalho com vocacionados
Publicado em: 08/05/2015 - 17:15
Créditos: Redação

Despertar os vocacionados por meio de encontros, momentos de oração e em contato direto nas paróquias e comunidades é o objetivo da Pastoral Vocacional atuante na Região Lapa, coordenada pelo Padre Élio Vigo, 72.

Por seis anos, o Padre coordenou a Pastoral em âmbito arquidiocesano e assumiu a mesma função na Região Lapa a convite do Dom Julio Endi Akamine, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região.

Padre Élio, em conversa com a reportagem da Pastoral da Comunicação regional, na quarta-feira, 29, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Vila Anglo Brasileira, onde é pároco, afirmou que o vocacionado sai da base da família, ligada a uma paróquia na qual o padre é o primeiro a dar o encaminhamento vocacional.

Padre Élio ressaltou    que a Pastoral está intensificando ações junto a paróquias e comunidades, para despertar a vocação no meio das crianças, jovens e adultos, e articular os diversos grupos de coroinhas nas comunidades.

Ao falar da própria trajetória vocacional, Padre Élio lembrou que desde os seis anos desejava ser padre, mas que seguiu a vida como leigo até os 37 anos, quando iniciou estudos no seminário, após uma entrevista vocacional com Dom Alfredo Novak, então bispo auxiliar da Região Lapa. Antes havia cursado Geografia na USP e trabalhado na Faculdade de Educação da mesma universidade. Finalmente, em 1985, foi ordenado padre, na Paróquia Santa Maria Goretti, pela imposição das mãos do Cardeal Paulo Evaristo Arns, então arcebispo metropolitano. Atuou inicialmente na Paróquia Santíssima Trindade, no Setor Rio Pequeno, até 2006, quando passou a se dedicar exclusivamente à Pastoral Vocacional da Arquidiocese de São Paulo. Em 2010, assumiu a Paróquia São Domingos Sávio, por seis meses, sendo transferido para a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, onde está até hoje.