Paróquia São Francisco de Assis desenvolve projetos sociais

A A
Entre as atividades está o projeto Centro Educacional Comunitário, o Departamento Jurídico, atividades para idosos e o “Natal dos Pobres"
Publicado em: 16/11/2017 - 11:30
Créditos: Redação
Milton Maciel

A Paróquia São Francisco de Assis, no Setor Pastoral Butantã, tem desenvolvido uma série de atividades gratuitas em benefício da comunidade local, conforme explicou à Pastoral da Comunicação da Região Lapa o Padre Edilberto Alves da Costa, Pároco. 

Entre as atividades gratuitas, mantidas pela Pastoral Social, sob a coordenação da senhora Odete Dal Prá Maschio, está o projeto Centro Educacional Comunitário (Ceduc), coordenado pela Professora Sonia Ribeiro, com os cursos dos idiomas Inglês, Italiano, Francês e Espanhol, às quartas e quintas-feiras, à noite, para adultos, e aos sábados, pela manhã, para crianças.

Há, também, o Departamento Jurídico, coordenado pela advogada Maria Ignês de Oliveira Sampaio, com seis advogados que prestam serviços em todas áreas jurídicas e acompanham os processos. O atendimento acontece às terças-feiras, às 13h, e aos sábados, às 9h. Existe ainda o Curso de Alfabetização duas vezes por semana, com quatro professoras; o projeto Credipaz, da Cáritas, que apoia pessoas de baixa renda que queiram iniciar algum projeto na área de trabalho ou quitar compromissos financeiros. 

Também a Pastoral da Pessoa Idosa tem presença ativa na Paróquia, oferecendo aulas de condicionamento físico, danças e passeios. Há, ainda, uma parceria com o Programa Acompanhante de Idosos do Jaguaré (Pai Jaguaré), com sede na UBS Jaguaré, que realiza todas as quartas-feiras, para um grupo de idosas incluídas no programa, um trabalho manual de artesanato e crochê. O objetivo da iniciativa é a socialização entre elas, uma vez que para muitos idosos esse encontro semanal é a única atividade externa da semana. 

Padre Edilberto destacou, ainda, que, na última quinta-feira de cada mês, há a distribuição de 260 cestas básicas para pessoas carentes e o balcão de empregos. Além disso, uma vez por ano, em dezembro, acontece o almoço comunitário e o “Natal dos Pobres”, em que aproximadamente 1.500 crianças e suas famílias recebem uma sacola personalizada, contendo brinquedos, doces e roupas.