Paróquia investe em tecnologia para captar água das chuvas

A A
<p>A água, que passa por um processo de decantação, é captada da cobertura do pátio, dos telhados do salão e da casa paroquial</p>
Publicado em: 20/02/2015 - 15:00
Créditos: Redação

Diante da falta de água que afeta a região metropolitana de São Paulo, algumas paróquias tem buscado alternativas para não ficarem com as torneiras secas. Na Paróquia São Domingos Sávio, no Setor Pirituba, o Padre José Carlos Spinola, pároco, solicitou a implantação de um sistema de captação da água das chuvas na igreja.

O sistema capta as águas da cobertura do pátio (por meio de canaletas projetadas para este fim), dos telhados do salão e da casa paroquial. Toda a água passa por um processo de decantação (para separar o líquido de eventuais componentes sólidos) e é utilizada na limpeza da casa, do templo e para a lavagem das roupas.

A caixa d´água que armazena o volume captado, atingiu sua capacidade máxima de 3 mil litros apenas com as chuvas da última semana.

“A chuva, além de água, traz vários produtos indesejáveis para o armazenamento, dentre eles folhas de arvores (que são levadas pelo vento), acúmulo de poluição e poeira (que são depositados sobre lajes e telhados), dentre diversos produtos químicos que estão presentes na atmosfera e são arrastados junto com as gotas de chuva. Para utilizarmos essa água, são necessários alguns cuidados, como separação de partículas maiores, que são retidas por meio de uma tela, filtragem que é feita por um material poroso de alta permeabilidade (espuma, fibras) e por último a decantação, que separa as partículas que passaram pelo sistema de limpeza”, explicou Émerson Merighi, técnico responsável pela obra.

“Embora a água coletada pareça muito limpa, existem produtos químicos dispersos na água, limitando seu uso, tornando-a imprópria para consumo”, detalhou Emerson. Por isso, essa água é utilizada apenas para limpeza e lavagem de roupas.