Os sacerdotes devem se fortalecer pela oração cotidiana e pelo zelo eucarístico

A A
Padres da Região Lapa se uniram ao Cardeal em celebração da semana santa
Publicado em: 17/04/2017 - 16:15
Créditos: Jornal O SÃO PAULO


Aconteceu no dia 4, na igreja-matriz da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no Setor Leopoldina, a celebração penitencial de preparação para Páscoa do clero atuante na Região Episcopal Lapa.

A celebração foi presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, e concelebrada pelo Padre Jorge Pierozan, mais conhecido como Padre Rocha, vigário episcopal da Região Lapa, e por outros padres seculares e religiosos.

Dom Odilo, na homilia, refletiu sobre o Evangelho de João (8, 21-30), falando das tentações que até os sacerdotes podem sofrer e, por conta das quais, há a necessidade de se fortalecer pela oração cotidiana e pelo zelo eucarístico, lembrando sempre que o Senhor a todos ajuda e com Ele é possível vencer todas as tentações.

A celebração penitencial é uma oportunidade para um encontro pessoal com Deus. Tendo feito um bom exame de consciência, recebe-se no sacramento da Penitência a graça santificante ou um fortalecimento da mesma, que renova e motiva para a celebração de todos os sacramentos com alegria e devoção.

A Semana Santa, quando celebrada em estado de graça, promove uma experiencia de comunhão com Cristo que insere a todos como participantes da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor, não como simples expectadores, mas totalmente envolvidos neste mistério, “fazendo dos sentimentos de Nosso Senhor os nossos, as suas atitudes as nossas.

Assim, podemos celebrar com júbilo e, então, nossa Páscoa será sim uma verdadeira e feliz Páscoa”. Depois da homilia e exame de consciência, os padres tiveram um tempo para se confessar e, terminada a celebração, participaram de um almoço oferecido pela comunidade.