Iniciamos hoje a segunda parte do Tempo Comum

A A
TEMPO COMUM - COR LITÚRGICA - VERDE
Publicado em: 25/05/2015 - 11:15
Créditos: Redação

 

A primeira parte do tempo comunum iniciou após o Tempo do Natal e foi até  a quarta feira de cinzas início do Tempo da Quaresma.

 
Depois do domingo de Pentecostes, 24/05/2015,  que encerrou o Tempo Pascal, entramos novamente no Tempo Comum (Segunda Parte) que vai até o Tempo do Advento.
 
O segundo ciclo do Tempo Comum recomeça na semana que segue imediatamente aquela que foi interrompida no primeira ciclo. No ano em que o Tempo Comum tem apenas 33 semanas, omite-se a semana a qual se retomaria no ciclo depois de Pentecostes, de modo que as duas últimas semanas, por seu caráter escatológico, não sejam omitidas.
 
A segunda parte deste tempo se abre com algumas solenidades do Senhor que, não tendo data fixa no calendário, ficam próximas do domingo de Pentecostes, de modo que o dia de sua celebração é contado a partir deste domingo.
 
Essas festividades são:
 
a) A Solenidade da SSma. Trindade que acontece no primeiro domingo depois de Pentecostes;
 
b) A Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo que acontece na quinta-feira depois da solenidade da SSma. Trindade 04/06/2015; e
 
c) A Solenidade do Sagrado Coração de Jesus que acontece na sexta-feira após o segundo domingo depois de Pentecostes 12/06/2015.
 
Nas regiões onde a solenidade do Corpo e Sangue de Cristo não é de "preceito", a celebração é transferida para o segundo domingo depois de Pentecostes.
 
OBS: Vale lembrar que no Sábado após o segundo domingo depois de Pentecostes a Igreja celebra a Memória do Imaculado Coração de Maria.
 
Na Santa Missa onde se celebra essas solenidades, canta-se o hino do Glória e se faz a profissão de fé, Creio. O prefácio, que inicia a oração eucarística, é próprio para cada uma das festividades.
 
A cor litúrgica das vestes do celebrante nessas solenidades é o branco. 

 

 

Já nos outros dias do Tempo Comum, que não são solenidades, a cor é o verde.
 
 
Tags