Fiéis participam de missa no ‘Dia de Finados’ no Cemitério da Lapa

A A
Frei Alcimar Fioresi esteve em uma das missas no Cemitério Municipal da Lapa, na sexta-feira, 2
Publicado em: 12/11/2018 - 14:30
Créditos: Redação

Na tarde da sexta-feira, 2, aproximadamente cem pessoas participaram da celebração na Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos, popularmente chamado de “Dia dos Finados”, na Capela do Cemitério Municipal da Lapa, mais conhecido como “Cemitério das Goiabeiras”.

A missa foi presidida pelo Frei Alcimar Fioresi, Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no Setor Pastoral Leopoldina, com a participação do Diácono Frei Geraldo Inácio.

No iniciou da celebração, Frei Alcimar falou que a morte sempre é um mistério por maior que seja a fé de uma pessoa. Ele pediu um minuto de silêncio para que todos rezassem em memória das pessoas já falecidas, em especial “aos fiéis defuntos sepultados neste cemitério e a todas as pessoas que trazemos no coração. Vamos confiá-las a Deus e vamos entregá-las na mão do Pai”.

Na homilia, o Frei disse ser aquele um dia de muita saudade, em que “nos lembramos daqueles que viveram conosco, que nos acompanharam em nossa vida, que foram grandes benfeitores nossos e já faleceram, dos quais temos muita saudade. Isto não é uma coisa ruim: sentir saudade de quem a gente ama, de quem nos amou”

Frei Alcimar ainda lembrou que é preciso que cada pessoa reze por si, pelos outros e pelos falecidos. “Quando rezamos pelos outros, movidos pelo nosso amor, pela nossa caridade, estamos intercedendo. A intercessão é um ato de amor, de gratuidade, em que a gente não está interessado em nós mesmos, mas em busca da felicidade, do bem do outro, em busca de sua salvação. A intercessão nos torna amigos de Deus, porque a gente se coloca entre Deus e o outro”.

Outras três missas aconteceram naquele dia no Cemitério da Lapa, sendo presididas por padres atuantes no Setor Pastoral Leopoldina, coordenadas pelas Paróquias São João Bosco, Nossa Senhora de Fátima e Santo Estêvão Rei.