Dom Jose completa dois anos de ordenação Episcopal

A A
Dom Jose Benedito Cardoso
Publicado em: 15/03/2021 - 10:45
Créditos: Redação

Dom Jose completa dois anos de ordenação Episcopal

Hoje, dia 15 de março de 2021, dom José Benedito Cardoso completa dois anos de ordenação Episcopal.  

Dezoito bispos, mais de 100 sacerdotes, além de Diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas e a Catedral Nossa Senhora dos Prazeres repleta de fieis de nossa Diocese, bem como, de outras cidades, em festa. Foi assim que, numa sexta feira (15/03/2019),foi realizada a Sagração Episcopal de Dom José Benedito Cardoso, em Itapetininga (SP). Ele foi ordenado pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo e co-ordenado por Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto CR e pelo Bispo de Paranaguá (PR), Dom Edmar Peron.

Ao toque dos sinos da Catedral, a procissão de entrada deu início à celebração. Dom Gorgônio acolheu todos os presentes e Dom Odilo fez os ritos iniciais. Logo após a proclamação do Evangelho, o coral cantou o Veni Creator Spiritus (Vem, Espírito Criador) e fez-se a apresentação do eleito ao ordenante. Monsenhor José Benedito Cardoso foi conduzido ao altar pelos padres Mário Donato Sampaio e Rodolfo Rodrigues, local de onde o eleito acompanhou a leitura da bula de sua nomeação e a homilia.

O Arcebispo de São Paulo, ao recordar Santo Agostinho, afirmou que “o episcopado é o ofício de amor; É serviço de amor, que traz alegrias e também muitas cruzes, mas com a certeza de que Ele carrega a cruz conosco pela salvação dos irmãos”. Ele falou principalmente sobre a missão do bispo na Igreja. Terminada a homilia, o eleito foi interrogado sobre seus propósitos.

Após a unção, o Arcebispo impôs a mitra ao eleito

Ajoelhados, os bispos e fieis cantaram a Ladainha de todos os Santos clamando a intercessão dos santos e santas pela missão do eleito. Após a Ladainha deu-se início ao Rito da Imposição das Mãos, primeiro o Cardeal Odilo e co-ordenantes, depois os demais bispos presentes, em silêncio. Terminada a imposição de mãos, o Evangeliário é sustentado pelos Diáconos Rogério Soares Teles e Luís Carlos dos Passos sobre a cabeça do eleito; O ordenante principal profere em voz alta a Prece de Ordenação conferindo ao eleito o dom do Espírito Santo para a sua missão de bispo.

A primeira benção do novo Bispo

Em seguida, Dom Odilo ungiu a cabeça do Monsenhor Cardoso com o óleo do Crisma conferindo sua participação como bispo no sacerdócio de Cristo e entregou-lhe o livro dos Evangelhos. Seus familiares em procissão, entregaram o anel, a mitra e o báculo – principais insígnias episcopais -, que lhe foram conferidas ainda pelo ordenante principal. O rito é encerrado com os cumprimentos dos bispos e familiares.

Terminada a liturgia eucarística, Dom José Benedito Cardoso foi conduzido pelos corredores por Dom Gorgônio e Dom Edmar, dando a benção a todos. Em sua mensagem, Dom José agradeceu a presença de todos e falou sobre a escolha do lema episcopal “O Senhor é meu Pastor, nada me faltará (Sl 23)”.

Dom José agradecendo a participação de todos.

“É um versículo bíblico que chama minha atenção desde a infância, em Angatuba (SP). Escolhi este lema para lembrar sempre das minhas raízes rurais e pelo significado que agora traz para o novo ofício que a Igreja me confia”, disse. Concluiu seu discurso dizendo que “vou confiante, com alegria, para servir na Arquidiocese de São Paulo. Estarei com vocês como bispo, pastor e servidor. Que São Paulo Apóstolo seja minha fonte de inspiração para anunciar o Evangelho de Jesus Cristo na grande cidade”, e pediu orações para que possa ser um bom bispo.

 Dom José Benedito Cardoso tomou posse como  Bispo Auxiliar no dia 31/03 (domingo), na Catedral da Sé, e dentre as diversas atribuições foi designado como Vigário Episcopal para a Região Lapa.

BIOGRAFIA E ATIVIDADES

Natural de Angatuba (SP), cidade localizada na região de Sorocaba, Monsenhor José Benedito Cardoso foi ordenado padre em 1986. No início de sua caminhada sacerdotal, atuou nas Paróquias Bom Jesus, em Lambari (SP), e Nossa Senhora dos Prazeres, em Itapetininga, até assumir como Pároco da Paróquia São Roque, em 1988, onde permaneceu até então.

Além da formação em Filosofia e Teologia, tem mestrado em Direito Canônico pelo Instituto Dr. Pe. Giuseppe Benito Pegoraro (atual Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo), na Capital Paulista.

Em Itapetininga, antes da nomeação ao episcopado, desempenhava as funções de Vigário Geral e Presidente do Tribunal Eclesiástico.