Atenção total à evangelização na cidade

A A
Reflexão sobre as urgências do 12 º Pastoral foi debate do Conselho Regional da Pastoral (CRP) da Região Lapa
Publicado em: 10/04/2017 - 16:15
Créditos: Jornal O SÃO PAULO


Reelaborar os projetos à luz do 12º Plano Arquidiocesano de Pastoral foi o foco da reunião do Conselho Regional da Pastoral (CRP) da Região Lapa, realizada no sábado, dia 1º, na Paróquia Nossa Senhora dos Pobres, no Setor Butantã.

A reunião, que teve a participação de aproximadamente cem pessoas, foi dirigida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano, pelo Padre Jorge Pierozan, vigário episcopal da Região Lapa, e pelo Padre Antonio Francisco Ribeiro, coordenador regional de pastoral.

No início das atividades, Padre Antonio lembrou que os encontros passados foram para contribuir com os destaques pastorais do 12º Plano. Na sequência, Dom Odilo falou sobre o documento, em especial das urgências nele contidas.

O Arcebispo enfatizou as contribuições no texto dos documentos da Igreja e de modo especial da Exortação Apostólica Amoris Laetitia, do Papa Francisco. Dom Odilo expressou o desejo de que as comunidades possam “superar o individualismo, a fragmentação e o isolamento”, e destacou aspectos da sexta urgência do 12º Plano, “Igreja – família de famílias”: o compromisso com os desafios da família; o olhar para Cristo; o Evangelho da família – a família no desígnio salvífico de Deus; a família nos documentos da Igreja; a indissolubilidade do Matrimônio, que não é “jugo” imposto aos homens, mas um “dom” feito às pessoas unidas em Matrimônio para que tenham alegria de viver juntas; a importância de anunciar o Evangelho da família, de guiar os noivos no caminho da preparação para esse sacramento, bem como os cuidados com as famílias feridas, separadas, divorciadas, e com aqueles que apenas coabitam.

O Cardeal refletiu ainda sobre as outras urgências do 12º Plano e lembrou que a família é o eixo transversal da ação evangelizadora.

Na segunda parte da reunião, os participantes, em grupo, refletiram sobre a adequação dos projetos pastorais ao 12º Plano, e foi distribuído um formulário para que se elaborem tais projetos nas paróquias, seguindo as indicações do Plano.