João é o seu nome

A A
23/06/2016 - 14:00

Neste mês de junho temos as tradicionais “festas juninas”, quando celebramos Santo Antônio, São João Batista, São Pedro e São Paulo. Neste artigo, quero refletir sobre a solenidade de São João Batista. Esta festa antiquíssima na liturgia, sempre foi celebrada, levando em conta o Natal de Jesus: exatamente seis meses antes. Em muitos países, a festa de São João Batista vem envolta com celebrações folclóricas paralelas, que expressam grande carinho e devoção por esse homem que fechou o Antigo e abriu o Novo Testamento. Sua vida e sua missão estão unidas, de tal modo, à vida e à missão de Jesus, que sua festa é considerada também uma “Festa do Senhor”; e, por isso, quando cai no domingo, toma, inclusive, o lugar da liturgia dominical.

Batista foi o ‘apelido’ que o povo lhe deu e os evangelhos conservaram (cf. Mt 11, 11; Mc 6, 14.24; Lc 7, 20). O apelido lhe veio porque “ele percorria toda a região do rio Jordão, pregando um batismo de conversão” (Lc 3, 3). Ele teve inclusive o privilégio de batizar Jesus, e de ver com os próprios olhos a primeira epifania de Cristo (cf. Mt 3, 16-17). Foi um homem admirável, totalmente consagrado ao serviço de Deus. Tão admirável que mereceu um ‘elogio rasgado’ de Jesus: “(...) entre os nascidos de mulher não surgiu nenhum que fosse maior que João Batista” (Mt 12, 11a).

O culto a São João Batista difundiu-se rapidamente de tal modo que ele se tornou um dos santos mais populares do cristianismo. Poucos sabem, mas até mesmo a denominação das sete notas musicais (Do, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si) têm relação com São João Batista. Essas notas foram obtidas da primeira sílaba dos sete versos da primeira estrofe do hino litúrgico composto em honra a São João Batista.

Apesar do reconhecimento público, São João em nenhum momento perdeu o ‘foco’ de sua missão. Ele não permitiu que a fama lhe ‘subisse à cabeça’. Por isso, definiu a si mesmo como “(...) Eu sou a voz de quem grita no deserto: ‘Endireitai o caminho para o Senhor!’ ” (Jo 1, 23b). São João é a voz, não a palavra. A voz está a serviço da palavra, pois sem a palavra a voz não comunica absolutamente nada! Jesus é o “Verbo de Deus”, e São João é o seu ‘porta voz’; sua missão consiste em preparar o coração das pessoas para acolher o evangelho de Cristo: “Convertei-vos, pois o Reino dos Céus está próximo” (Mt 3, 2). E essa missão, São João realizou com rara fidelidade. Em nenhum momento, ele ‘usurpou’ o lugar de Jesus.

A história de São João Batista desperta também nossa atenção para a virtude da ‘humildade’. São João Batista foi humilde, ou seja, nunca perdeu de vista a verdade sobre si mesmo. Sua missão era levar as pessoas até Jesus, e pronto. Os dons que lhe foram concedidos por Deus, deveriam ser colocados a serviço desta missão; e foi o que ele fez. Não utilizou esses dons para ‘acalentar’ a própria vaidade ou para ‘massagear’ o próprio ego. Tudo o que recebeu de Deus, colocou a serviço de Deus. Por isso mesmo, foi um homem admirável.

Certamente, a frase do evangelho que melhor sintetiza a missão de são João Batista, encontrasse no evangelho de João: “É necessário que ele cresça e eu diminua” (Jo 3, 30). Esse é o grande ensinamento de João Batista para nós. Que o nosso único desejo seja também servir a Cristo e nada mais. Feliz festa de São João Batista a todos!

 

Dom José Roberto Fortes Palau

Bispo Auxiliar de São Paulo