São Vicente de Paulo

A A
São Vicente de Paulo
PADROEIRO
27 de Setembro

Data da fundação

25/01/1940

Setor

Anchieta

Endereço

 Praça Frederico Ozanan , 1 , Moinho Velho

Contato

 (11) 2915-0880
 (11) 2915-0885
 Atendimento da secretaria
De segunda a sexta-feira
08
30
12
00
De segunda a sexta-feira
15
00
17
00
Sábado
08
00
12
00
Breve história 

25 de janeiro de 1940 – Criação da Paróquia.
Dom José Gaspar, Arcebispo de São Paulo criando a Nova Paróquia de São Vicente de Paulo – lança no bairro do Moinho Velho uma semente preciosa e, para cultiva-la pede ao Superior dos Lazaristas, insiste e consegue a vida dos Filhos de São Vicente, o grande Pai da Caridade e amigo dos pequeninos.

11 de agosto – Instalação solene da Nova Paróquia – e posse do seu 1º Vigário – Pe. Manuel Gonzalez – tendo como Vigário Cooperador do Revmo. Pe. Luiz Duprat.
A solenidade se desenrola na Pça do Moinho Velho – diante de um altar improvisado – onde o 1º Vigário celebra a 1ª Missa Paroquial.

19 de outubro – Visita do Exmo. Sr. Arcebispo à nova Paróquia.

20 de outubro – Os frutos dos trabalhos apostólicos começam a surgir: 117 criancinhas fazem a sua 1ª Comunhão – na Capela Provisória da Via Anchieta, 1252. É a primeira colheita de crianças, lírios de inocência – futuro esperançoso da Paróquia.
As necessidades da Paróquia são grandes, e o Pe. Vigário sente a obrigação de expandir a obra Vicentina – trazendo para cá as Irmãs de Caridade de São Vicente de Paulo – que no campo social da Caridade não conhecem limites ao seu zelo ardente. Surge a 1ª escola de crianças e as visitas aos pobres desamparados.
A seara é imensa – o campo de trabalho vastíssimo e o Padre Gonzalez procura logo formar seus auxiliares – o exercício de Cristo apóstolos piedosos e ardentes na conquista de novas pessoas para Deus. Surge então o Apostolado da Oração.
A Bandeira Vermelha do Sagrado Coração – rubra de amor e de sangue – de zelo e sacrifício – atrai um batalhão de abnegadas senhoras que fazem da Oração um apostolado de conquista e do seu apostolado uma oração sublime de amor e reparação.
E assim – as velhas e respeitáveis matronas destes lares operários pareciam lançar um desafio à mocidade da época.
E a juventude feminina responde entusiasmada ao apelo do Vigário – também nós queremos cerrar fileiras no campo do apostolado, seremos o exército branco da Virgem Imaculada – e a nossa bandeira será o manto azul de Maria Santíssima. Surge então a Associação das Filhas de Maria Imaculada com um pujante e garboso grupo de moças que seriam os esteios da nova Paróquia, braços fortes do Vigário para a dilatação do Reino de Cristo nas pessoas pela guarda de sua inocência e pela formação de seus ardorosos corações.
Nossa Senhora das Graças – a Virgem da Medalha Milagrosa estabelece assim o seu altar no coração daqueles jovens – algumas das quais são hoje zelosas Irmãs de Caridade e quase todas fervorosas Mães de família – construtoras de novos lares cristãos.

19 de janeiro de 1941 – Fundação da Conferência de São Vicente de Paulo – reunindo um punhado de homens dedicados – discípulos do grande Frederico Ozanam, na prática da caridade aos pobres desamparados.

26 de janeiro – A construção da Nova Matriz, além de necessidade imperiosa, era a maior preocupação do Vigário e aspiração ardente da população deste bairro.

A 26 de janeiro, numa linda manhã ensolarada, na presença de grande número de amigos e paroquianos, Dom José Gaspar benze e lança a Pedra Fundamental da futura Matriz, no centro da Praça Moinho Velho, Via Anchieta.. Esta pedra de mármore foi doada pelo casal Francisco e Luiza Paternost – a quem prestamos aqui homenagem de gratidão pela generosa e dedicada colaboração no começo difícil desta Paróquia.
Além da presença de Sua Excia. Revma. D. José Gaspar e seu secretário o Revmo. Pe. Nelson Vieira, também estavam presentes: Cônego Pavésio, Pés. Dante e Balint de Nossa Senhora de Sion, Pe. Damião de Vila Prudente, Pe. Stefani Melini, provincial dos padres de S.Carlos e Pe. Ditino do Coração de Maria.

Paróquia a qual faz parte 
Paróquia São Vicente De Paulo
Lugar - VF - Categoria e Nome 
Matriz Paroquial São Vicente de Paulo

Sacramentos

Confissões