Suicídio: Conhecer para Prevenir e Cuidar

A A
A Pascom da Paróquia Imaculada Conceição organizou uma transmissão ao vivo em suas redes sociais na noite de 30 de setembro, em apoio ao “outubro amarelo”, mês da prevenção ao suicídio.
Publicado em: 07/10/2020 - 14:00
Créditos: Angela Alonso

Um tema difícil comunicado com leveza, verdade e amor pelas especialistas Dra. Mônica Guarnieri, Médica e Teóloga, e Dra. Fabiana Goto, Psicóloga, com moderação do antropólogo Dr. Gustavo dos Santos, todos paroquianos.

O debate gerou muitas dicas e destacou que é preciso falar sobre suicídio; aprender a ouvir sem julgar; conhecer os sinais de quem precisa de apoio. O suicídio não é o desejo de morrer e sim o não saber como viver. As estatísticas são estarrecedoras: a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio.

A Dra. Monica explicou que não existe um perfil do suicida. Não está necessariamente ligado a depressão e a problemas de saúde mental; pode ser consequência de um episódio único e importante para aquela pessoa. “Quem está em sofrimento psíquico não tem forças de buscar ajuda sozinha. O suicida precisa romper esse silêncio e reconhecer a dor, aliviar a angústia e a tensão, abrir-se com alguém de confiança!”, orientou a Dra. Fabiana.

Você conhece um suicida? Assista ao debate e invente novas formas de se comunicar com ele, de ter momentos de carinho, de abraços reais ou virtuais, e principalmente de expressar amor e, junto com ele, procurar ajuda profissional.

Se você tem pensamentos sombrios, busque ajuda em sua rede de relacionamentos. Ligue para 188, o CVV- Centro de Valorização da Vida. Eles irão te escutar sem julgamentos.

Acompanhe nossas redes sociais para mais informações. https://www.facebook.com/imaculadaipiranga.org.  O vídeo da transmissão está disponível em https://www.youtube.com/c/pimaculadaconceicaoi