Setor Juventude inicia ano com vários projetos em 2015.

A A
Juventude já planeja um ano de projetos na Presença de Deus.
Publicado em: 05/02/2015 - 16:30
Créditos: Região Ipiranga

Contando com a presença de representantes da ampla maioria das paróquias da Região, o Setor Juventude realizou no sábado, 31 de janeiro, sua 1ª reunião do ano, na sede regional. Contando com quase 70 jovens e adultos do 5 Setores, a reunião foi aberta pelo novo Coordenador de Pastoral da Região, Pe. Pedro Luiz Amorim, que fez a oração de abertura e dirigiu uma palavra de incentivo, em nome do bispo regional, Dom José Roberto Fortes Palau.

Em seguida, Nei Márcio Oliveira de Sá, Coordenador do Setor Juventude no Ipiranga e a Equipe de Assessores da Região deram continuidade ao encontro, promovendo um momento de formação a respeito do tema da Campanha da Fraternidade 2015, que tem por tema: Fraternidade: Igreja e Sociedade, com o lema: “Eu vim para servir (Cf. Mc 10,45)”, utilizando trechos do DVD Oficial e entregando para cada representante o subsídio “Jovens na CF”. A ideia é que cada grupo de jovens e de preparação ao sacramento da Crisma utilizem este material, trabalhando o tema com a juventude e refletindo seu papel ativo de cristãos na família, escola, ambiente de trabalho e na sociedade.

Foi apresentada a programação de 2015 para o Setor Juventude da Região: em primeiro lugar, foi distribuída a carta-convite do Retiro Espiritual do Setor Juventude Arquidiocesano, que terá como orientador o Bispo Auxiliar da Arquidiocese, Dom Carlos Lema Garcia, Vigário Episcopal para a Educação e a Universidade e Referencial para o Setor Juventude. O retiro acontecerá em 21 de fevereiro, das 8h às 17h, no Arsenal da Esperança.

Os papéis da Arquidiocese, da Região Episcopal e dos Setores pastorais também foram refletidos, salientando a importância do trabalho conjunto entre as paróquias, o desenvolvimento de planos de pastoral, a comunhão na Igreja e as prioridades para o ano na Região Ipiranga: Formação e Criação de Grupos de Jovens. Para isto, a Equipe de Assessores procurará, junto com o Assessor eclesiástico, Pe. José Lino Freire, visitar as paróquias, colocando-se à disposição dos párocos e dos próprios jovens para fazer este acompanhamento e animação.

Os jovens foram consultados a respeito da proposta de celebração do Dia Mundial da Juventude (DMJ): a grande maioria dos presentes optou por uma Noite de Oração seguida de um show musical, como forma de celebrar na Região Ipiranga o DMJ, que acontecerá no sábado, 28 de março, com a presença do bispo regional. O evento terá como tema, o eixo bíblico proposto pelo Papa Francisco: a bem-aventurança: “Felizes os puros de coração, porque verão a Deus” (Mt 5,8). O tema deste ano dará continuidade à preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada em 2016, na cidade de Cracóvia, Polônia.

Foram divulgadas as datas dos seguintes cursos de formação para a juventude: 11 e 12 de abril, o Curso de Capacitação para Coordenadores (CCC); e duas edições do Curso de Dinâmica Cristã para Lideranças Jovens – CDC (16 e 17 de maio e 15 e 16 de agosto). Estes cursos acontecerão no Centro de Apostolado Salvatoriano, no bairro do Jabaquara. Em 29 e 30 de agosto, mês das vocações, o Setor Juventude promoverá a “Jornada Regional da Juventude”, que integrará diversas atividades formativas: oficinas temáticas, artes, esportes, momentos de oração e Celebração Eucarística. A organização será feita envolvendo a todos.

No final da reunião, os participantes foram divididos nos 5 Setores Pastorais (Anchieta, Cursino, Imigrantes, Ipiranga e Vila Mariana): a proposta é que cada setor possa organizar atividades de integração, formação, espiritualidade e missões para a juventude, visando suscitar nos jovens o sentido de pertença à Igreja, criando e reforçando os grupos paroquiais e animando os adolescentes e jovens que se preparam para o sacramento da Confirmação para uma continuidade de seu itinerário de fé nas comunidades eclesiais.

Na conclusão da reunião, o clima sentido no Setor Juventude é de alegria, com a esperança de que os vários projetos assumidos na Região Episcopal Ipiranga formarão novas lideranças para o trabalho de evangelização dos jovens, tanto para animar as comunidades eclesiais quanto para testemunhar a fé em outros ambientes, tanto indo ao encontro dos jovens que estão afastados da Igreja quanto aqueles que ainda não foram despertados em sua fé e que estão nas escolas, no mundo do trabalho e em outros ambientes.

Maiores informações sobre o Setor Juventude da Região Ipiranga podem ser obtidas na Sede Regional, ou através do e-mail: setordejuventude@uol.com.br

- See more at: http://regiaoipiranga.com.br/setor-juventude-inicia-ano-com-varios-proje....