Sepultura de Carlo Acutis é aberta e Igreja constata corpo preservado

A A
Adolescente italiano será beatificado no sábado, 10 de outubro
Publicado em: 02/10/2020 - 14:00
Créditos: Canção Nova

Na quinta-feira, 1/10, foi aberta a sepultura de Carlo Acutis, adolescente italiano que será beatificado no sábado, 10. O corpo do futuro beato não apresentou a decomposição típica dos anos. Carlo, chamado de ciber apóstolo da Eucaristia, faleceu aos 15 anos em 2006 de leucemia. Com a abertura de seu túmulo poucos dias após sua beatificação em Assis (Itália), foram divulgadas imagens do corpo do adolescente, vestido de jeans e camiseta, e com um rosário nas mãos.

O estado em que que seus restos mortais estão, preservados, tem levado muitas pessoas a afirmarem nas redes sociais que se trata de um corpo incorrupto. No entanto, em declarações recentes à ACI Prensa / EWTN, o reitor do Santuário da Despossessão, em Assis, padre Carlos Acácio Gonçalves Ferreira, explica que o corpo de Acutis “está muito completo, não intacto, mas completo. Todos os órgãos estão preservados”.

O sacerdote indicou que já foi feito um trabalho no rosto. “É bom que pela primeira vez na história se possa ver um santo vestido de jeans, tênis e moletom. Essa é uma grande mensagem ”. “Podemos sentir a sua santidade não como algo distante, mas como algo possível a todos porque o Senhor é o Senhor de todos”, disse.

Veneração do corpo

O Santuário da Expoliação em Assis permanecerá aberto de 1º a 17 de outubro das 8h15 às 22h e nos dias 9, 10 e 11 de outubro até as 12h para permitir que muitos fiéis devotos de Carlo veneram seus restos mortais. No dia 2 de outubro, duas exposições de Carlo Acutis sobre “Milagres eucarísticos” e “aparições marianas” serão inauguradas na Catedral de San Rufino e na de Santa María de los Ángeles.

À tarde, haverá um evento online dedicado aos jovens com o título “Bem-aventurado: na escola da felicidade com Carlo Acutis” realizado pela pastoral juvenil regional. No dia seguinte, alguns bispos italianos visitarão o santuário às 21h para venerar o corpo do futuro beato.

Na segunda-feira, 5 de outubro, a mãe de Carlo Acutis, Antonia Salzano, dará seu testemunho com alguns amigos próximos de seu filho. O encontro será moderado pelo diretor da assessoria de imprensa do Santo Convento, padre Enzo Fortunato.

No dia 9 de outubro será realizada uma vigília de oração em Santa María de los Ángeles, animada pela pastoral juvenil diocesana e com a presença do bispo auxiliar de Milão, Dom Paolo Martinelli e do presidente da Conferência Episcopal da Umbra, Dom Renato Boccardo. No sábado, dia 10 de outubro, será realizada a cerimônia de Beatificação que poderá ser acompanhada por telões em diversos pontos da cidade e pelas redes sociais.