Semana de Fé e Cidadania

A A
Entre os dias 29 e 31 de outubro, a paróquia Santa Rita de Cássia realizou a Semana de Fé e Cidadania, com o tema: “O Chamado à Santidade no mundo atual”
Publicado em: 09/11/2018 - 14:00
Créditos: Natália Corazza

Ministrada pelo bispo auxiliar da Arquidiocese na região Ipiranga, D. José Roberto Fortes Palau, a semana contou com a presença do Padre Jorge Bernardes (pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia), Padre Oscar Bailone e do diácono Antônio Mendonça, além da participação de mais de uma centena dos agentes de pastorais e das famílias das diversas comunidades do setor Vila Mariana.

D. José Roberto apresentou uma rica reflexão sobre o documento, dividida em três momentos. No primeiro dia, fez uma breve introdução ao tema, destacando a santidade como a meta de todo cristão, não somente dos consagrados e ordenados. Assim, ele lembrou que todos, dentro de seu propósito de vida, devem fazer resplandecer a face de Cristo no mundo por meio de suas escolhas.

No dia subsequente, expôs sobre o dinamismo da vida espiritual e os nove vícios da natureza humana (a gula, a tristeza, a inveja, a raiva, a ambição, a ira, a vaidade e a luta por poder). Segundo D. José Roberto, através da busca por autoconhecimento se torna possível conhecer e estabelecer uma relação ainda mais profunda com Deus. Para tanto, é imprescindível uma atitude de humildade, contando com a Graça divina para reconhecer-se tal como se é, e trabalhando firmemente o propósito de corrigir-se nos pontos que ainda precisam ser transformados.

No terceiro dia, alertou sobre os principais riscos que interferem no caminho do cristão à santidade. Neste sentido, ressaltou a importância do cultivo da espiritualidade, centrada na vivência das bem-aventuranças e das obras de misericórdia. Nosso bispo, ainda recordou que a vida cristã é uma luta constante que requer vigilância e discernimento, sobretudo, nos dias de hoje, em um mundo tão ferido pela violência, individualismo e outros males.

Uma das grandes mensagens deixadas por D. José Roberto, neste encontro, foi sobre o cerne de uma vida santa dos filhos e filhas de Deus, ensinado e deixado como herança pelo próprio Cristo Jesus: o Amor - a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, traduzido em atitudes de tolerância, paciência, mansidão e alegria