Região Ipiranga realiza última Assembleia Sinodal Regional

A A
No sábado, 19/10, a Região Ipiranga realizou a última sessão da Assembleia Regional para o Sínodo Arquidiocesano de São Paulo
Publicado em: 23/10/2019 - 10:15
Créditos: Redação

O encontro durou toda a manhã e parte da tarde, no salão paroquial da paróquia Nossa Senhora Aaparecida, setor pastoral Vila Mariana. Com a participação de 142 pessoas, a assembleia iniciou com a celebração proposta no regulamento Sínodal, conduzida por Dom José Roberto Fortes Palau, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo na Região Episcopal Ipiranga. Dom Odilo Pedro Scherer, Cardeal Arcebispo Arquidiocesano, deu uma breve palavra no início do encontro, salientando o quão importante as fases do Sínodo são, para a construção da renovação, conversão e comunhão, fatores de grande necessidade para a Arquidiocese de São Paulo, destacando também que ser missionário é a identidade da Igreja e que a Igreja existe em função da missão.

Após a celebração, foram relembradas questões discutidas no encontro anterior, pelo padre Pedro Luiz Amorim, Coordenador Regional de Pastoral e em seguida os presentes foram divididos em grupos, onde foi pedido que elaborassem 5 propostas concretas a serem levadas para a fase 3 do Sínodo, a nível Arquidiocesano. Segundo Matheus Pereira, coordenador do setor Juventude regional e representante da juventude no Sínodo Regional “nas propostas apresentadas pela assembleia sinodal da última sessão, já é possível perceber uma certa maturidade em relação às demais. Em primeiro lugar, as propostas foram concretas e práticas, olhando para a realidade da Arquidiocese de São Paulo, tendo como foco a atuação pastoral na Região Episcopal Ipiranga. É presente a convicção em uma renovação na ação missionária e evangelizadora, sendo que maior parte das propostas focou na inovação das pastorais e a promoção da unidade, ao invés da uniformidade, e da integração, ao invés da exclusão” afirmou.

O encontro encerrou-se com a celebração proposta no livro do regulamento Sínodal, conduzida por Dom José Roberto.