REGIÃO IPIRANGA REALIZA SEGUNDA SESSÃO REGIONAL DO SÍNODO

A A
A Região Episcopal Ipiranga, realizou no último sábado, 27/07, no auditório da PUC – Campus Ipiranga, a sessão plenária, da segunda Assembleia Sinodal Regional
Publicado em: 31/07/2019 - 09:30
Créditos: Redação com Rádio Vaticano

O objetivo desta sessão, de acordo com o regulamento é ouvir e renuir tudo aquilo que foi refletido pelos grupos de trabalho a partir das pesquisas de campo, da pesquisa das comunidades paroquias, daquilo que foi apresentado na primeira assembleia e partir daí começar a pensar em novas propostas.

Na Região Ipiranga esses grupos foram separados da seguinte maneira: os cinco setores pastorais, Anchieta, Cursino, Imigrantes, Ipiranga e Vila Mariana, que se reuniram durante o mês; pastorais que compõe o CRP (Conselho Regional de Pastoral) e suas áreas de atuação que são caridade pastoral, anuncio da fé e a santificação do povo de Deus; e o grupo das novas comunidades pastorais e movimentos, totalizando um número de 10 grupos que fizeram as suas apresentação, aguardando ainda contribuição das religiosas.

Cada grupo teve um tempo estabelecido, mas apresentou suas propostas, indagações e reflexões, muito pertinentes para suas realidades, mostrando que esse caminho sinodal faz muita diferença naquilo que é a organização pastoral e a consciência dos católicos na Região Episcopal Ipiranga sobre seu papel e o papel da igreja e aquilo que o Espirito Santo nos interpela.

O Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo da Arquidiocese de São Paulo, visitou a assembleia e teve seu momento de fala, retomando a questão da pesquisa e sua importância, enfatizou alguns pontos importantes que precisam ser vistos, ressaltou a relevância da realização do sínodo e da esperança que se tem a partir deste caminho sinodal.

Em seguida a fala do Dom Odilo, houve também a fala dos três teólogos presentes na Região Episcopal Ipiranga, Pe. Antônio de Lisboa Lustosa Lopes, que falou sobre o ponto de vista pastoral, Prof. Nei Márcio Oliveira de Sá, falou sobre a pastoral e participação dos leigos  e Pe. Boris Agustin Nef Ulloa, abordou  ponto de vista do diálogo com a sociedade.

Dom José Roberto Fortes Palau, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo na Região Ipiranga, que abriu a sessão com a celebração proposta, convidou Do Odilo a fazer o encerramento. A próxima sessão acontecerá em setembro.