Peregrinação Estadual reuniu mais de 700 seminaristas em Aparecida

A A
O Santuário Nacional de Aparecida recebeu, no último sábado (22), a Peregrinação dos Seminaristas de todo o Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Publicado em: 25/04/2017 - 16:00
Créditos: Redação com Regional Sul 1

Mais de 700 seminaristas participaram desta peregrinação promovida pela Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB). As atividades da Peregrinação começaram com uma concentração na Tribuna Bento XVI onde seminaristas, juntamente com os padres formadores, receberam uma palavra de acolhimento por parte de Dom Paulo Beloto, bispo de Franca e Referencial da Osib no Regional e do presidente da Organização, padre Leandro dos Santos, seguida de procissão até o interior do Santuário, que seguiu com a oração do Terço presidida por dom Paulo e organizada pelos seminaristas da diocese de Jundiaí (SP).

O momento central foi a celebração das 9h presidida por Dom Jaime Pedro Kohl, bispo diocesano de Osósrio (RS) e concelebrada pelo bispo de Franca (SP) e referencial da Osib do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Paulo Beloto; Dom Moacir Silva, arcebispo de Ribeirão Preto; Dom Pedro Luiz Stringhini, bispo de Mogi das Cruzes e Vice-Presidente do Regional Sul 1. Também na ocasião estava visitando o santuário um bispo da África. A missa também foi concelebrada por dezenas de sacerdotes formadores de seminário.

Após a Missa, na Capela São José, os seminaristas tiveram um encontro com o Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes que dirigiu palavras de encorajamento aos seminaristas e fez uma belíssima reflexão sobre a imagem de Nossa Senhora Aparecida e o que ela tem a dizer aos futuros padres da Igreja.

Após o encontro, padre Leandro dos Santos, Presidente da OSIB agradeceu o apoio, empenho e dedicação dos padres formadores das dioceses presentes nessa peregrinação, aos bispos presentes e a toda a equipe da OSIB que pensou e colaborou para que o evento acontecesse.

Para o padre Leandro, “A Peregrinação foi muito válida. Nosso objetivo era celebrar com os seminários do Regional Sul 1 os 300 anos da aparição da Imagem de Nossa Senhora Aparecida. Acredito que nosso objetivo foi alcançado”.

Já o Bispo de Mogi das Cruzes (SP) e vice-presidente do Regional Sul 1 da CNBB, dom Pedro Luiz Stringhini falou que “foi um momento muito significativo na dimensão da vocação e ministério. A romaria reforça a caminhada vocacional de nossos seminaristas, porque traz entusiasmo, e sobretudo também se coloca sob a proteção de nossa Senhora, isto fortalece nas comemorações dos 300 Anos de Nossa Aparecida e nos 100 Anos de Nossa de Senhora de Fátima. A peregrinação serviu de exemplo para outras comissões, dimensões, e de estimulo para outros momentos e eventos com os seminaristas de nosso Regional.

A Peregrinação encerrou-se com a Consagração Solene a Nossa Senhora Aparecida.